A Federação de Patinagem de Portugal (FPP) e o zerozero concluíram a digitalização e organização de todo o histórico da 1ª Divisão de Hóquei em Patins, permitindo que, pela primeira vez, as 87 edições do campeonato estejam agora disponíveis em arquivo na FPP e acessíveis online, através dos Media Kits do Campeonato Placard de Hóquei em Patins e no portal zerozero.
Este projeto, desenvolvido ao longo dos últimos anos em estreita colaboração entre a FPP e o zerozero, teve como principal objetivo a proteção, sistematização e valorização do riquíssimo histórico do hóquei em patins em Portugal.
O trabalho agora concluído reúne registos detalhados de todas as épocas, independentemente dos formatos competitivos adotados ao longo do tempo – de campeonatos zonais a fases metropolitanas e play-offs.
Além das edições completas, estão também disponíveis estatísticas detalhadas, como o número de presenças das equipas, melhores ataques e confrontos diretos, oferecendo uma visão aprofundada da evolução da competição e das suas principais figuras.
Para o Presidente da FPP, Luís Sénica, este é um passo essencial na consolidação da identidade do hóquei em patins:
“A preservação da memória é um ato de respeito pela história e pelos protagonistas que construíram a identidade do hóquei em patins português. Este trabalho conjunto com o zerozero é um marco na valorização do nosso desporto, e oferece a todos – agentes desportivos, clubes, adeptos e comunicação – um recurso de enorme valor. Ao digitalizarmos o passado, abrimos caminho para um futuro mais informado, mais justo e mais ligado às raízes do nosso desporto. Este é um passo importante e necessário na construção de uma cultura desportiva mais rica, mais acessível e mais completa.”
Do lado do zerozero, o projeto foi também motivo de orgulho, de acordo com Pedro Dias, administrador e um dos fundadores do zerozero:
“A identidade do zerozero está bem presente nesta nova conquista. A recuperação de todo o histórico da 1ª Divisão é um marco assinalável e só foi possível com a estreita relação da Federação de Patinagem de Portugal. O hóquei em patins é uma modalidade cheia de momentos marcantes no desporto português e o nosso maior contributo teria de ser a sua preservação histórica, a marca distinta da nossa casa. Atingir esta meta enche-nos de orgulho e ter uma federação como a de patinagem ao nosso lado revela que o trabalho que estamos a fazer em prol do hóquei em patins e na preservação do seu histórico está a ser bem feito.”
O trabalho de recuperação histórica irá prosseguir, com o objetivo de incluir outras provas nacionais e internacionais, bem como fichas de jogo completas de competições que fazem parte da paixão de milhares de pessoas.