A seleção nacional empatou, frente à Itália, a quatro golos, no terceiro dia do campeonato europeu de hóquei em patins, deixando todas as decisões para o jogo de hoje, frente à seleção espanhola.

Ao contrário das últimas partidas, a equipa portuguesa entrou melhor no jogo mas, ainda assim, os italianos foram os primeiros a marcar, logo aos dois minutos. A equipa lusa não baixou os braços, mostrando-se aguerrida e com «fome» de golo, que teimava em não surgir, apesar das várias tentativas de chegar à baliza italiana. O golo do empate acabou por aparecer, a dois minutos do final da primeira parte, apontado por João Rodrigues.

Na segunda parte, os italianos voltaram a marcar nos primeiros minutos, mas Portugal entrou decidido, com boa dinâmica e a procurar insistentemente a baliza de Itália. Hélder Nunes marcou o segundo para Portugal e Gonçalo Alves fez o terceiro, colocando a seleção em vantagem. Num jogo partido até ao final, os italianos voltaram a empatar e chegaram à vantagem, na sequência de um penalti assinalado contra Portugal. A três minutos do fim, novo penalti assinalado, desta vez a favor da equipa das quinas e Gonçalo Alves não desperdiçou, fechando o resultado final em 4-4.

Gonçalo Alves assinou 2 dos 4 golos de Portugal | ©2021 Catarina Maria / FPP

No final do jogo, Gonçalo Alves considerou que a equipa entrou «bem na partida». «Sofremos o golo cedo, mas ao contrário do último jogo, não perdemos o foco e continuámos com o que tínhamos planeado para este jogo. Portugal hoje demonstrou que continua vivo, continua com vontade de sonhar em estar perto do título. Importante é amanhã pensarmos já na Espanha, vermos os pontos fortes e fracos que tem e tentar vencer».

Para o selecionador nacional, Renato Garrido, apesar de Portugal ter sofrido «um golo fortuito logo no início, reagiu muito bem. Foi um resultado bastante injusto para o caudal ofensivo que tivemos. Estamos a passar uma altura em que as poucas bolas que chegam à nossa baliza estão a entrar. Mas hoje foi uma equipa mais parecida com aquilo que nós pretendemos. Amanhã, temos de ganhar de qualquer maneira».

Hoje Portugal joga frente à seleção espanhola, às 21:45h, e só a vitória interessa. Assista aos jogos da seleção na RTP1 ou em FPP TV.

 

Toor Azemad

Patrocinadores Oficiais do Hóquei em Patins