A seleção nacional masculina empatou a quatro golos, com a Argentina, no último jogo da Fase de Grupos. Com este resultado, Portugal fica em segundo lugar do Grupo, o que significa que vai defrontar a seleção francesa nos quartos de final.
As duas equipas entraram em rinque a praticar um hóquei ofensivo aberto. Quando na posse de bola, ambas procuraram o golo, mas foi Portugal a marcar primeiro por intermédio de «um tiro» de Hélder Nunes, aos sete minutos do primeiro tempo. 35 segundos depois, o mesmo Hélder Nunes assistiu Gonçalo Pinto para o 0-2.
A Argentina reagiu bem à vantagem lusa e reduziu de penalti (1-2). Hélder Nunes bisou com uma assistência primorosa de João Rodrigues, mas a seleção Albiceleste não baixou os braços e logrou o empate, resultado com que as equipas foram para o descanso (3-3).
O segundo tempo começou com o jogo também equilibrado com as duas equipas cautelosas e focadas em não cometer erros.
A faltarem oito minutos para o final, Portugal começou a pressionar mais, à procura do golo da vantagem, o que conseguiu numa jogada em que, depois de uma grande defesa de girão, Rafa levou a bola até à baliza contrária e marcou o 3-4. A Argentina abdicou de Conti nos últimos 40 segundos para conseguir o golo e o 1º lugar do grupo, o que aconteceu a 12 segundos do fim, com um «míssil» da meia-distância de Nolito a fazer o 4-4 final.
Na análise ao jogo, Rafa referiu que «é sempre complicado sofrer ainda para mais quando o jogo está a terminar, mas temos de analisar o jogo por ele todo e penso que fizemos um bom jogo e foi um grande jogo de hóquei em patins».
O jogador considerou que «a Argentina também fez um grande jogo. Como é óbvio queremos ganhar todos os jogos. Sabíamos que a vitória nos dava o primeiro lugar no grupo, mas também temos de dar mérito à forma como a Argentina trabalhou aquela situação e acabou por ser feliz».
«Vamos olhar para aquilo que podemos corrigir neste tipo de situações para que não voltem a acontecer, mas já estamos focados no jogo dos quartos de final e está tudo em aberto para atingirmos o nosso principal objetivo, que é sermos campeões do mundo», disse.
O selecionador nacional, Paulo Freitas, revelou que deixar fugir o primeiro lugar «é um sentimento de frustração», principalmente «depois do trabalho enorme que a equipa fez durante os 50 minutos, perceber a 12 segundos do fim que tudo acabou por ruir. Mas tal como eu digo muitas vezes, hoje é dia de fazermos o luto e a partir de amanhã um novo dia, nada obviamente está perdido».
Freitas explicou que «era um objetivo intermédio que claramente o assumíamos, e eu assumi-o, ganhar o grupo para depois termos uma dimensão diferente em termos de dificuldade nos quartos de final. Mas não é por aí que vai alterar rigorosamente nada relativamente àquilo que temos de fazer. Vamos defrontar a França nos quartos final, com o objetivo de seguir em frente. Ganhar para estarmos nas meias-finais», acrescentou.
Resultados
Portugal 10 x 2 EUA
Angola 0 x 4 Portugal
Argentina 4 x 4 Portugal
Agenda
Quartos de final
20/09/24 | 14h45 | Portugal x França
21/09/24 | Semi-finais
22/09/24 | 17h | Final
Consulte o calendário completo e acompanhe as fichas de jogo em tempo real aqui e assista à partida em direto através da World Skate TV.