A equipa sénior feminina do SL Benfica é campeã nacional de Hóquei em Patins, pela 10ª vez na sua história, depois de vencer o HC Turquel, por 4-1, no jogo #3 da final do play-off.
Num jogo decisivo para as duas equipas, o SL Benfica procurava o décimo título consecutivo (com interrupção da época 19/20 em que não houve campeão devido à pandemia), e o HC Turquel o segundo da sua história (o primeiro e único foi alcançado na época 2011/12).
Os minutos iniciais da partida revelaram algum equilíbrio, com oportunidades e lances de perigo nas duas balizas. Ao contrário de ontem, o HC Turquel entrou mais incisivo, arriscando mais e mais coeso defensivamente, a obrigar Maria Celeste a corresponder na baliza das águias. A pressão exercida pelo HCT deu frutos, ao minuto 17, quando Rita Lopes passou por detrás da baliza e rematou rasteiro, marcando o primeiro para as visitantes (1-0).
A patinar atrás do prejuízo, o SLB intensificou a pressão no jogo e trabalhou de imediato na resposta. No entanto, tanto Cláudia Vicente como o ferro da baliza alvinegra foram negando o golo às águias, quer na meia distância, quer nas jogadas individuais, enquanto o HCT foi gerindo o resultado, esgotando o tempo de ataque.
Ao minuto nove, o SLB teve a oportunidade de igualar o marcador por azul mostrado a Leonor Coelho, mas chamada a converter, Cata Flores não conseguiu o empate. Apesar da enorme pressão, o SL Benfica não conseguiu aproveitar a vantagem numérica do power play e, já com as quatro jogadoras do Turquel em rinque, as bolas ao ferro foram a constante no ataque benfiquista, com o resultado a manter-se inalterado ao intervalo.
No tempo complementar a pressão e ascendente das águias foram uma constante e o golo do empate acabou por surgir, ao minuto 19, com golo de Maria Sofia Silva a desviar ao segundo poste, assistida por Marlene Sousa (1-1).
Três minutos depois, Cata Flores por detrás da baliza, assistiu para o bis de Maria Sofia Silva que surgiu livre de marcação na área turquelense e encostou, para colocar o SLB em vantagem no jogo (2-1).
Com os papéis invertidos, o HC Turquel tentou responder com alguns lances de contra-ataque, mas sem conseguir finalizar e, ao minuto 12, o SL Benfica dilatou a vantagem: na sequência do livre direto pelo azul mostrado a Rute Lopes, Marlene Sousa marcou o terceiro, na recarga (3-1).
A um minuto do fim, num lance que começou com uma jogada individual de Marlene Sousa, esta assistiu Maria Sofia Silva para o quarto e último golo da partida e terceiro da conta pessoal, vitória que deu o decacampeonato à equipa sénior feminina do SL Benfica.
As duas equipas voltam a encontrar-se, no próximo dia 10 de junho, às 12 horas, desta vez para a Final Four da Taça de Portugal Feminina.