Desde o seu início em 1924, até aos dias de hoje, a história da World Skate é sinónimo de resiliência e criatividade, espoletada pela evolução da patinagem ao longo de gerações, uma história que comemorou este domingo, dia 21, 100 anos de existência.

É em Montreux, na Suíça, que é criada a Fédération Internationale de Patinage à Roulettes (FIPR), com a missão de querer juntar todos os desportos com rodas sob a alçada de um só organismo.

Em meados de 1960, a FIPR alterou o nome para Federation Internationale de Roller Skating (FIRS), e continuou a crescer e a acompanhar a evolução e o surgir de novos desportos com rodas, até ao conjunto de 12 que constituem hoje a World Skate: Skateboarding, Patinagem de Velocidade, Patinagem Artística, Inline Slalom, Downhill, Inline Freestyle, Hóquei em Linha, Hóquei em Patins, Roller Derby, Roller Freestyle, Scootering e Skate Cross.

Em setembro de 2017 a FIRS fundiu-se com a ISP (International Skateboarding Federation) para formar a World Skate, tal como a conhecemos hoje. É neste mesmo ano que arrancam também os World Skate Games, com o objetivo de criar uma celebração multidesportiva, com todos os campeonatos do mundo a decorrerem em simultâneo, num único local. A edição inaugural foi em Nanjing, seguindo-se 2019 em Barcelona, 2022 em Buenos Aires e, neste ano de 2024, vão realizar-se em Itália.

Os 100 anos da World Skate marcam não só a evolução dos desportos com rodas, como o compromisso com a excelência competitiva e o espírito desportivo.

Categorias: FPP