Decorreram, esta semana, os trabalhos de preparação para o Campeonato da Europa de Sub-23, com o 1º Centro de Treino realizado no pavilhão da Ventosa do Bairro. Os 13 atletas estiveram sob a orientação do selecionador nacional, Paulo Freitas, com quem falámos sobre o decorrer dos trabalhos.
O selecionador explicou que, este momento de observação com um escalão diferente, é «para mim de alguma forma uma novidade trabalhar só com os Sub-23, mas são atletas que estão habituados a competir a determinado nível e, portanto, saio satisfeito com aquilo que consegui observar», e com a noção que «temos de ter a capacidade aqui de trabalhar em pista e também de trazer alguma informação fora da pista, porque em função daquilo que é o calendário desportivo, não nos permite ser de outra forma».
Para Paulo Freitas, é necessário «adequar o nosso processo de treino e de trabalho, para passar um conjunto de conteúdos que possam ser assimilados. Depois, num segundo centro de treinos, onde necessariamente poderão ser incorporados outros atletas-, esses conteúdos têm de ser passados para que, apesar do pouco tempo de trabalho que vamos ter juntos, eles possam absorver algo muito parecido com o modelo para podermos depois implementar no Campeonato da Europa».
Sobre a importância deste Campeonato da Europa, Freitas sublinhou que é uma competição «importante e interessante porque permite também um momento de observação – apesar de alguma disparidade, digamos, competitiva por parte dos atletas, mas como são atletas que têm algum passado de seleções, têm já absorvido aquilo que são os requisitos necessários e principais».
O selecionador reforçou que «os pergaminhos da modalidade e do país obrigam-nos claramente a lutar pelo primeiro lugar. E é isso que vamos fazer. Não vamos olhar para isto como um momento de dificuldade, vamos olhar para isto como momentos de oportunidade».
«E por isso é que, para mim, é importante tentar observar em loco mais atletas para poder ter uma opinião mais consubstanciada relativamente às escolhas finais», acrescentou Paulo Freitas, sublinhando que «quem entrou aqui hoje já tem essa mensagem. Vamos trabalhar dentro do tempo disponível que temos, para nos apresentarmos nas melhores condições possíveis para podermos lutar pela conquista do Campeonato Europa».
O 2º Centro de Treino realiza-se nos dias 30 de março e 1 de abril, e o Campeonato da Europa de Sub-23 vai decorrer em Sant Sadurní d’Anoia, de 14 a 19 de abril. Portugal joga no Grupo A, com as seleções de Espanha, Itália e Suíça. No Grupo B estão as seleções da Inglaterra, França e Alemanha.