Realizou-se no passado fim-de-semana, em Faro, a primeira prova oficial em Portugal de Inline Freestyle. O 1º Encontro Nacional FPP, que teve como objetivo principal a partilha, a prática e sobretudo a aprendizagem, juntou os amantes e praticantes desta disciplina da Patinagem em diferentes atividades como provas de competição, demonstrações e roteiro de grupo, em patins, pela cidade de Faro.

Abertura do 1º Encontro Nacional de Inline Freestyle

Para o presidente da Federação de Patinagem de Portugal (FPP), Luís Sénica, esta foi «a face visível de um trabalho iniciado no final do ano de 2019, que levou à assinatura de um protocolo de implementação e desenvolvimento entre o IceShow de Faro, a Associação de Patinagem do Alentejo e a FPP, que nem a própria pandemia fez baixar vontades». Luís Sénica sublinhou que este é «o primeiro momento de um caminho sustentado que estamos a fazer, que tem tudo para uma implementação nacional e para uma evolução».

O Diretor Técnico Nacional, Nuno Ferrão, considerou que este foi «um marco histórico para o Inline Freestyle», por ser «o primeiro momento de uma atividade nova em Portugal e na FPP, com juízes e atletas devidamente federados, enquadrado num plano de implementação e desenvolvimento da modalidade em Portugal».  Segundo Nuno Ferrão, a iniciativa vem na sequência «de um projeto iniciado há cerca de dois anos, com a colaboração do IceShow de Faro e a interligação com os parceiros espanhóis, nomeadamente o Comité Espanhol de Inline Freestyle, no âmbito da formação dos primeiros treinadores e juízes em Portugal».

Classic • ©2021 Catarina Maria / FPP

«Por outro lado, também serviu para dinamizar a prova e captar novos atletas, no sentido de integrá-los e aplicar, no próximo ano, ações de dinamização e de demonstração ao longo do país para, daqui a um ano, estarmos a realizar formalmente o 1º Campeonato Nacional de Inline Freestyle», explicou.

Também para Paula Ferreira, responsável pelo Comité Técnico-Desportivo do Inline Freestyle, o balanço deste 1º Encontro «foi muito positivo, com «empenho por parte dos praticantes e um grande entusiasmo por parte do público em geral». «Penso que na sua essência demonstrou, de uma forma muito clara, a dinâmica e a variedade das provas desta disciplina, assim como as suas várias componentes. Podemos considerar que foi realmente um fim-de-semana de sucesso nesta divulgação inicial, que permitiu uma visão alargada de quase todas as provas», concluiu.

Confira os resultados:

Battle Absoluto Misto

Battle Sub14 Misto

Classic Slalom Absoluto Misto

Classic Slalom Sub14 Misto

Roller Cross Absoluto Misto

Roller Cross Sub14 Misto

Salto Absoluto Misto

Speed Slalom Absoluto – Masculino

Speed Slalom Absoluto Feminino

Speed Slalom Sub14 Misto


0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.