A AD Valongo/Colquímica vai disputar este sábado, às 15 horas, a Intercontinental Cup frente ao Trissino, no Municipal de Valongo. A equipa portuguesa, finalista da Euroliga em 2022 e os italianos, vencedores desse ano, vão tentar conquistar o título pela primeira vez na sua história.
Na conferência de imprensa de apresentação da competição estiveram presentes, para além dos representantes dos dois clubes, os treinadores e capitães de ambas as equipas, o Chairman da Comissão Técnica do Hóquei em Patins da World Skate Carmelo Paniagua e o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro.
O treinador do Trissino, Alessandro Bertolucci acredita que este será «um jogo muito equilibrado e ofensivo, pois são duas equipas que jogam para ganhar». O técnico italiano salientou que a equipa está «muito contente por estar aqui e estou convencido que amanhã vamos fazer um grande jogo».
Do lado da AD Valongo, Edo Bosch referiu que está «é a terceira vez que nos encontrámos num ano e meio» lembrando que «os dois jogos anteriores foram sempre muito igualados e tenho a certeza de que este terceiro também vai ser». Para Bosch «é uma honra para para nós estar aqui nesta competição. Temos mérito em estar aqui e vamos a fazer tudo para para dignificar este desporto que todos amamos».
Sendo o jogo de despedida do técnico à frente da AD Valongo, Edo Bosh explicou que este será um jogo «que vai marcar o final de um ciclo» e como tal, «não haveria presente melhor para os adeptos do clube e para a cidade do que poder deixar esta esta maravilhosa taça aqui e vamos fazer tudo para que assim seja». «Deixo muitos amigos aqui em Valongo. Agradeço tudo o que o Valongo fez por mim, no meu crescimento como como treinador e, seguramente, os nossos caminhos no futuro quem sabe voltam a reunir-se», disse.
Já o capitão da equipa italiana, João Pinto, explicou que conhece «o que significa este jogo tanto para o Valongo como para o Trissino» e fez questão de agradecer «a quem proporcionou esta taça a estes dois clubes», salientando que «é um momento muito importante para ambos e para nós jogadores, ter duas equipas que não é habitual jogarem este troféu».
Em relação à partida, o jogador frisou que «tanto nós como o Valongo fizemos uma época espetacular e este é o coroar dessa boa época». «Acho que vai ser uma grande final, com um ambiente espetacular».
Do lado da AD Valongo, o capitão Nuno Santos, referiu que «são duas equipas que merecem estar aqui e que são importantes para o mundo do hóquei». Sobre o jogo, Santos afirmou que «já se sabe que os jogos de final são sempre equilibrados e acredito que este será mais um, decidido nos pormenores. Que seja um bom jogo acima de tudo», acrescentou.
Pode assistir ao jogo n’A Bola TV e na World Skate TV e acompanhar a ficha de jogo em tempo real aqui.