A AD Valongo/Colquímica é a segunda equipa finalista da WSE Champions League, depois de derrotar a UD Oliveirense Simoldes, por 4-6 (4-4 no tempo regulamentar).

Logo no primeiro minuto de jogo a UD Oliveirense beneficiou de um penálti por corte com o patim do jogador da AD Valongo, que Tomás Pereira não desperdiçou para colocar a equipa em vantagem no marcador (1-0). A ADV respondeu bem ao golo adversário e chegou ao empate, no minuto 19, com Facundo Bridge a entrar pelo lado direito da baliza de Diogo Alves e, com um remate enrolado cruzado, finalizou para o 1-1.

Depois do empate e de uma fase com algum ritmo, a intensidade abrandou dos dois lados do rinque, com muitas paragens e sem golos até ao intervalo.

©WSE

A segunda parte iniciou praticamente com a AD Valongo a passar para a frente do marcador, com dois minutos decorridos: Nuno Santos rematou e conseguiu surpreender Diogo Alves para o 1-2. Nem dois minutos depois, Tomás Pereira, de livre, rematou forte, sem hipótese para Xano Edo tapado por três jogadores, e repôs a igualdade a duas bolas (2-2). No minuto seguinte, oportunidade para a ADV passar novamente para a frente, pelo livre direto resultante da 10ª falta da UDO, mas Facu Navarro rematou à figura de Diogo Alves.

Nova fase de maior equilíbrio no jogo até que, ao minuto 14, numa transição rápida da ADV, Diogo Abreu marcou o terceiro (2-3). Praticamente ainda a festejar, a equipa de Edo Bosch sofreu novo golo assinado por Lucas Martínez que viu o caminho desimpedido até à baliza do guardião valonguense, para marcar o 3-3. E assim continuou o jogo empatado, com mais dois golos, um para cada lado: primeiro Facu Bridge perfez o 3-4 e dois minutos depois, Xavi Cardoso, assistido por Xanoca, restabeleceu o empate a quatro para a UDO, quando faltavam sete minutos para o final da partida, resultado que se manteve inalterado até ao fim do tempo regulamentar.

Com três minutos do tempo extra decorridos, foi assinalado penálti a favor da AD Valongo que Diogo Abreu concretizou no quinto golo da ADV, voltando assim para a frente do marcador (4-5). Na segunda parte, e com a UDO a apostar em cinco jogadores de pista, a AD Valongo selou a vitória com o sexto e último golo e o terceiro da conta pessoal de Diogo Abreu.

©WSE

No final do jogo, o treinador-adjunto da UD Oliveirense, Frederico Mascarenhas, explicou que a equipa «não entrou muito bem, mas entrou logo a ganhar e a partir daí, sentimo-nos um bocadinho desconfortáveis».  Mascarenhas considerou que «na primeira parte o Valongo foi ligeiramente superior e na segunda parte fomos nós. Para ser justo, eventualmente teria de ser decidido nas grandes penalidades».

Já o treinador da AD Valongo confessou que estar na final «é uma alegria enorme. Sempre disse que trabalhar com estes atletas é um prazer para mim, porque sei que dão tudo nos treinos e nos jogos». «Falta um último passo e espero que tenhamos a sorte de poder dar esse passo. Sei que, aconteça o que acontecer, vamos dar tudo e vamos morrer em campo».

A final está marcada para amanhã, às 15 horas com transmissão na Eleven e na WSE TV. Consulte as fichas de jogo, resultados e classificações em tempo real aqui.