Foram hoje anunciados, no Edifício Marsh, em Lisboa, os convocados das Seleções Nacionais que vão participar nos World Skate Games (WSG), na Argentina, de 23 de outubro a 13 de novembro.

O evento junta, este ano, os Campeonatos do Mundo dos desportos da Patinagem. Portugal vai participar com Seleções Nacionais nas disciplinas de Patinagem de Velocidade, Patinagem Artística e Hóquei em Patins em Sub-19, Seniores Femininos e Seniores Masculinos.

Na conferência de anúncio dos convocados, esteve presente o presidente da Federação de Patinagem de Portugal (FPP), Luís Sénica, e todos os selecionadores nacionais em competição: Renato Garrido, Hélder Antunes, Vasco Vaz, Filipe Sereno e Paulo Batista.

Luís Sénica começou por expressar o «o enorme orgulho com que vamos apresentar as nossas representações nacionais na Argentina», explicando que esta é «mais uma etapa de um projeto em que trabalhamos nos últimos seis meses».

Sénica enfatizou que, apesar de toda a logística e organização complexa, e do momento «muito difícil do ponto de vista económico para fazer face a todas as nossas necessidades», este é «fundamentalmente um compromisso de honra e efetividade com aquilo que é a grande vocação da Federação de Patinagem: o desenvolvimento dos nossos desportos, nas nossas disciplinas e as nossas participações internacionais».

O presidente da FPP lembrou os excelentes resultados obtidos nos últimos campeonatos europeus de Patinagem Artística e de Velocidade, em que Portugal conquistou um total de 26 medalhas, para realçar que «estamos perante uma Federação forte, capaz e de excelência desportiva», mostrando convicção que «saberemos estar ao melhor nível nestas competições».

O selecionador da equipa sénior masculina de Hóquei em Patins, Renato Garrido, afirmou que «Portugal será sempre candidato em qualquer competição em que participe», mas sublinhou que «onde vamos jogar, no pavilhão mítico Aldo Cantoni, em San Juan, que é uma cidade que respira hóquei, penso que a Argentina é realmente o grande favorito».

«Entre outras seleções, somos fortes candidatos e é por isso que vamos lutar, por conseguir manter o título, como conseguimos em Barcelona – também num pavilhão bastante difícil e ambiente complicado – mas tudo faremos para representar Portugal da melhor maneira e dignificar o hóquei português e conseguirmos estar nas melhores das condições para disputarmos o campeonato do mundo». 

Sobre aqueles que considera os principais adversários a ter em conta, Garrido referiu que «hoje em dia, França surge como uma seleção muito forte, com jogadores quase todos a jogar em Portugal ou em Espanha» assim como «Itália que é uma seleção que está forte. «Espanha é sempre também candidata e um dos favoritos, mas a Argentina, pela qualidade dos jogadores e pelo ambiente que vai ter a seu favor, será o favorito».

Para Hélder Antunes, selecionador nacional da equipa sénior feminina, o primeiro objetivo é o de «ganhar os treinos todos que vamos ter no estágio». «A partir daí, mediante o que decorrer no trabalho, iremos apresentar-nos na Argentina com uma certeza desde já: que vamos jogar olhos nos olhos com qualquer adversário e levar o nome de Portugal o mais longe possível».

No que diz respeito à seleção nacional de Sub-19, o selecionador, Vasco Vaz, explicou que o objetivo é tentar «recuperar o que foi perdido em Barcelona. Sabemos das dificuldades que vamos ter, estamos na capital mundial do hóquei, daí que as dificuldades vão ser muitas. Não vamos jogar sozinhos, mas, o objetivo é precisamente recuperar o título que perdemos há dois anos em Barcelona».

No que concerne à Patinagem Artística, para o selecionador Filipe Sereno, os indicadores são bons: «decorrente do último Campeonato da Europa, temos boas expetativas para este Campeonato do Mundo. Nos Juniores, tanto em Solo Dance como em Livres, as nossas expetativas são lugares no pódio. No escalão de Seniores, em Solo Dance, temos também algumas expetativas de uma medalha e queremos finalizar o ano com uma medalha de ouro, nos Pares de Dança Seniores».

Quanto à disciplina da Patinagem de Velocidade, o selecionador, Paulo Baptista, recordou que, no ano passado, «conseguimos, nos campeonatos do mundo, uma medalha de prata e uma de bronze, por parte do júnior Marco Lira que, entretanto, já é sénior» e sublinhou que, este ano «viemos de um europeu com bons resultados, como a Jéssica Rodrigues que, sendo ainda Juvenil, foi bicampeã da Europa e vai competir no campeonato do mundo de Juniores». «Vamos tentar lutar por lugares que se aproximem do pódio», disse.

Confira todos os convocados para os World Skate Games aqui.

Categorias: FPP