São já sete as medalhas conquistadas pela Seleção Nacional, no dia de hoje, nas especialidades de Solo Dance e Pares de Dança, no Campeonato da Europa da disciplina que decorre, em Andorra, até ao próximo dia 10.

Ema Pitoco Sousa sagrou-se Campeã da Europa, ao conquistar o ouro no escalão de Juvenis. Esta foi a primeira vez que atleta participou como juvenil tendo conquistado o ouro, o que representou «momento único e muito especial. Apesar das adversárias serem mais velhas, tínhamos as mesmas hipóteses, pois éramos todas muito boas. As duas provas correram muito bem e consegui». Para Ema, a experiência no Campeonato «está a ser muito boa» e salientou o facto de toda a equipa de Portugal estar a «apoiar-se uns aos outros, sendo uma grande equipa, muito forte, competitiva e como muita força».

A atleta da Seleção Nacional conquistou também, juntamente com Diogo Carvalho, o título de Campeões da Europa em Pares de Dança, também no escalão de Juvenis (o par é agora bicampeão, depois de ter conquistado o título no escalão de cadetes). Para Ema «é sempre muito bom patinar ao lado do meu amigo e colega Diogo Carvalho. Patinamos juntos desde os Infantis e ele sempre me ajudou».

Diogo Carvalho, além deste título, subiu também ao pódio, ao vencer a medalha de bronze no escalão de Juvenis em Solo Dance. O atleta mostrou-se «muito contente por estar novamente a representar as cores nacionais», salientando que «é um orgulho fazer par com a Ema e poder subir ao primeiro lugar com o ouro». Diogo conta que o par já trabalha junto «há muitos anos, já temos aquela química de pares. Claro que cada campeonato é diferente e cada vez mais difícil, mas conseguimos sempre obter os resultados mais altos», disse.

Vítor Castro conquistou também o título de campeão da Europa, no escalão de Juvenis, em Solo Dance. Para o atleta, «esta conquista foi muito gratificante, uma vez que é o primeiro ano que abriram o campeonato para Cadetes e Juvenis, portanto foi o meu primeiro campeonato da Europa e não podia estar mais satisfeito com as minhas prestações». «Melhor ainda foi termos conseguido o pódio todo português, algo que já não acontecia desde 2018, na Taça da Europa», acrescentou.

O atleta vai agora competir também na especialidade de Pares de Dança, tendo efetuado hoje a prova de Style Dance que considerou ter corrido «muito bem». «Foi um projeto que eu e a Ema Cardoso aceitámos e que estamos a levar para a frente com muito trabalho. A expetativa é a de fazer a nossa melhor prova e ficarmos satisfeitos com as nossas prestações, porque sabemos que é um grupo de juniores, muito forte, com pares e atletas muito bons».

Também em Solo Dance, Francisco Gonçalves e Afonso Sousa conquistaram a medalha de prata nos escalões de cadetes e juvenis, respetivamente. Albina Kachur conquistou a medalha de bronze, no escalão de Cadetes.

No balanço a estes três dias de competição, a selecionadora nacional de Cadetes e Juvenis, Andreia Cardoso, explicou que «os objetivos a que nos propusemos foram cumpridos e os atletas estiveram fantásticos. «Queríamos boas performances que estivessem no seu alto nível e estiveram. Estamos muito felizes com a prestação de todos, muito orgulhosos do empenho e no trabalho que foi feiro por todos – quer pela equipa técnica da Federação, quer pelos treinadores e atletas».

«Creio que estiveram todos empenhados com esse objetivo e claro, três lugares preenchidos no pódio é sempre fantástico. Temos de nos sentir felizes, realizados e orgulhosos, como tal, o balanço é muito positivo».

Segundo a selecionadora, estas conquistas «deixam antever um futuro risonho na Dança». «Pegar no trabalho que foi desenvolvido ao longo dos anos e estamos no bom caminho. Temos objetivos e uma perspetiva de trabalho muito grande. Com o empenho de todos vamos conseguir concretizar os nossos sonhos», concluiu.