A Associação de Patinagem de Aveiro venceu a 47ª edição do Torneio Inter-Regiões Masculino, que decorreu no Pavilhão Municipal de Vila Praia de Âncora, ao bater na final a Associação de Patinagem de Lisboa, por 1-4.
Num pavilhão repleto, a final voltou a colocar, pelo quarto ano consecutivo, as formações de Lisboa e Aveiro. A partida começou com vantagem para a AP Lisboa, que inaugurou o marcador aos quatro minutos da primeira parte, através de uma jogada individual de Rodrigo Passarinho (1-0). No entanto, a resposta da equipa de Aveiro não tardou, com David Miranda a devolver a igualdade ao marcador (1-1). Ainda antes do intervalo, Afonso Oliveira marcou o 1-2, dando vantagem à AP Aveiro ao intervalo.
No segundo tempo, a seleção de Aveiro voltou a ser mais eficaz. A oito minutos do fim, Afonso Oliveira bisou para o 1-3 e, a cerca de dois minutos para o apito, o jogador rematou forte e dilatou para o 1-4, selando as contas do jogo, com um hat-trick e a vitória dos aveirenses.
Destaque ainda para mais uma participação da seleção feminina OVF – Observar e Validar o Futuro. Para Filipe Faria, selecionador nacional de Sub-17 Femininos, o balanço deste torneio «é positivo», e destacou «a evolução das atletas ao longo destes três dias, em que tiveram uma atitude excecional».
Nota para a entrega da Taça de Disciplina, que este ano foi atribuída à Associação de Patinagem dos Açores.
No final do jogo, o treinador da AP Aveiro, Diamantino Fernandes, considerou a vitória «justíssima, acima de tudo porque tivemos a humildade de perceber que tínhamos de defender muito e bem, e eles tiveram essa capacidade».
Fernandes explicou que «para eles não é fácil, pois o regional é muito desnivelado e eles não precisam de defender tanto e hoje tiveram essa capacidade e foram excecionais dentro do campo, com a atitude e a mentalidade e capacidade de sofrer. É mérito deles, dos clubes e dos pais».
O treinador fez ainda questão de, bastante emocionado, dedicar a vitória ao falecido presidente da AP Aveiro, José Cunha.
Já o treinador da seleção da AP Lisboa, André Gil, começou por dar os parabéns à equipa de Aveiro «que teve muito bem. Aproveitou bem os nossos erros e foi extremamente eficaz, portanto é um justo vencedor». Gil deu ainda os parabéns à sua equipa «que também lutou, mas hoje cometemos demasiados erros e Aveiro conseguiu aproveitar muito bem»
Classificação Final
1º AP Aveiro
2º AP Lisboa
3º Minho
4º Madeira
5º Porto
6º Setúbal
7º Ribatejo
8º Coimbra
9º Leiria
10º Alentejo
11º OVF/FPP
12º Açores