A seleção da AP Porto é grande vencedora da edição deste ano do torneio, depois de vencer na final a AP Coimbra. A equipa treinada por André Ferreira – que conquistou o título também na edição passada -, sagrou-se vencedora com o pleno de vitórias e sem golos sofridos. As seleções da AP Coimbra e AP Aveiro conquistaram o segundo e terceiro lugar, respetivamente.
A seleção do Porto venceu a meia-final à AP Minho, por 5-0, sabendo já que iria defrontar a final frente à AP Coimbra, depois desta ter eliminado a AP Aveiro na primeira meia-final do dia, por 1-0.
No jogo da final, a AP Porto entrou confiante em rinque e não encontrou dificuldades, sendo que ao intervalo já vencia por cinco golos sem resposta. Na etapa complementar a história do jogo não foi diferente, com as agora vencedoras a dilatarem o marcador para o resultado final de 11-0.
No final do jogo, André Ferreira mostrou-se «naturalmente muito contente por revalidar o título, mas ao mesmo tempo um bocado triste por ser o fechar de um ciclo desta geração de jogadoras que já me acompanha há três anos, por isso há um sentimento misto».
O técnico acrescentou que, a nível de jogo, «zero golos sofridos mostra bem a consistência e a qualidade que a equipa teve. Podia falar de muitas coisas, mas penso que esse esse facto foi algo inédito e mostra bem a qualidade que esta jogadoras têm», concluiu.
Para o Diretor Técnico Nacional (DTN), Nuno Ferrão, o balanço deste Inter-regiões 100 Anos FPP -Feminino «é bastante positivo, em várias dimensões. Em primeiro lugar por ter contado com a participação de 8 equipas, com a estreia da AP Minho e AP Madeira, e com atletas de todas as associações territoriais do continente. Em segundo, pela competitividade entre as equipas, resultado do modelo competitivo adotado, que permitiu às equipas terem jogos equilibrados e com incerteza nos resultados, aumentando a emoção das partidas e bons momentos de hóquei em patins. Em terceiro é a consolidação do trabalho desenvolvido pela FPP nos últimos cinco anos no Hóquei em Patins no feminino».
Nuno Ferrão sublinhou ainda que «esta competição permite ser um excelente momento de observação e identificação de atletas para seleção nacional de Sub-17».
«Associado a todos estes fatores, tivemos um excelente ambiente no pavilhão (Pavilhão Municipal de Vila Praia de Âncora) graças à dedicação e disponibilidade de todos os participantes, e em especial para as pessoas do clube local e Associação de Patinagem do Minho», acrescentou.
Para o DTN, «no computo geral, a 4ª edição do torneio deixas boas perspetivas para o futuro do Hóquei em Patins Feminino, graças ao aumento do número participantes e à dedicação destas meninas, o que nos leva ter boas sensações para o futuro», concluiu.
Resultados | Fase Final
5ª a 8ª Lugares
AP Madeira 0 x 5 AP Lisboa
AP Leiria 0 x 1 AP Setúbal
Meias-finais
AP Porto 5 x 0 AP Minho
AP Coimbra 1 x 0 AP Aveiro
7º e 8º Lugares
Madeira 2 x 1 AP Leiria
5º e 6º Lugares
AP Lisboa 2 x 0 AP Setúbal
3º e 4º Lugares
AP Minho 1 x 2 AP Aveiro
Final
AP Porto 11 x 0 AP Coimbra
Classificação
1º AP Porto
2º AP Coimbra
3º AP Aveiro
4º AP Minho
5º AP Lisboa
6º AP Setúbal
7º Madeira
8º AP Leiria