[foto: Nuno Capela] A época competitiva de 2019 teve o início oficial este sábado, dia 23 de março, com a realização da 1ª etapa do Campeonato Nacional de Skate, disputada no skate Parque de Monsanto em Lisboa.
Cerca de 60 atletas competiram em todas as categorias, sendo o destaque para a categoria Sénior masculinos com skaters de peso a marcarem presença e a demonstrarem o excelente nível do skate nacional.
Patrick Costa, que tinha terminado as eliminatórias em 1º lugar, foi o 3º classificado na final.
Em 2º ficou Duarte Pires e a 1ª posição foi para Thiago Monteiro.
Na categoria de Sub 18, o nível foi também muito elevado, com os skaters a apresentar uma grande diversidade de manobras.
O pódio ficou marcado por uma diferença 2.5 pontos, com Afonso Fernandes a conseguir a 1ª posição sobre Miguel Cardoso, que acabou na 2ª posição, ficando o 3º lugar para André Martins.
Na categoria Open Feminino, destaque vai para Ana Constantino, que conseguiu superar Ana Lúcia Seixo, 2ª classificada, e Luana Albuquerque, uma estreante que levou o 3º prémio para casa.
Na categoria Sub 14 Feminino, a decisão do júri foi posta ŕ prova, ficando a 1ª e 2ª classificadas separadas por apenas com meio ponto.
Maria Alves foi a vencedora, Lavygnia Lima a 2ª classificada e em 3º lugar ficou Rania Apolinário.
Esta prova marca um ponto importante no panorama do skate nacional, prova oficial para todos os skaters nacionais, federados, estando a prova homologada pela World Skate e a contar pontos para o ranking de acesso aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
A 2ª etapa realiza-se no dia 27 de abril, em local a anunciar brevemente.
Ŕ semelhança do que aconteceu nesta 1ª etapa, os skaters não federados terão oportunidade de realizar todo o processo de inscrição no próprio dia da prova.

Categorias: Skate