A cidade de Lagos acolheu, no passado fim de semana, a 2ª etapa da Taça da Europa, integrada no 18º Torneio Internacional Terras do Infante. Na competição, os atletas portugueses conquistaram várias vitórias e pódios, num universo de cerca de 400 atletas provenientes de 21 países.

Marco Lira venceu o Torneio Internacional Terras do Infante, com excelentes exibições nas quatro provas disputadas em Pista Foi ainda terceiro classificado em todas as provas disputadas, nos 500m e 1km, conquistando a medalha de prata na Taça da Europa nas Distâncias Curtas e nas provas a Eliminar e Pontos. Nas Longas Distâncias alcançou a medalha de bronze.

Miguel Bravo venceu de forma categórica a prova da Maratona: isolou-se nos primeiros metros da prova, manteve-se em solitário durante mais de meia hora e logrou a vitória num sprint final a 75Km/h, na descida para a meta.

Nos femininos, Andreia Canha foi segunda classificada na prova da Maratona, apenas a escassos 17 milésimos da vencedora. A atleta conquistou ainda a medalha de bronze nas Distâncias Longas da Taça da Europa, com um terceiro lugar nos Pontos.

Nos restantes escalões da Taça da Europa os patinadores portugueses estiveram mais uma vez em destaque. Em Juniores Femininos, Jéssica Rodrigues venceu todas as provas, conquistando o ouro nas provas de Curta e Longas Distâncias e venceu ainda a classificação geral do Torneio. No que diz respeito aos Juniores masculinos, Afonso Silva alcançou a medalha de ouro nas Longas Distâncias, e a de prata nas provas de Curta Distância, vencendo a classificação geral do Torneio. João Dias e João Jesus conquistaram o bronze nas provas de Curtas e Longas Distâncias, respetivamente.

No escalão de Juvenis Femininos, Francisca Henriques venceu todas as provas: conquistou as medalhas de ouro nas provas de Curta e Longa Distância e foi também a vencedora do Torneio, no seu escalão. Clara Pereira e Leonor Ladeira venceram o bronze nas Longas e Curtas Distâncias, respetivamente.

No mesmo escalão, mas em Masculinos, Pedro Parker Brito conquistou a medalha de Ouro na Taça da Europa de Distâncias Curtas. Tiago Mestre venceu a prata e o bronze foi para Martim Vieira. Nas Longas Distâncias, Martim Vieira foi prata e Tiago Mestre, bronze. No ranking geral do Torneio, neste escalão, Martim Vieira foi o vencedor.

No escalão de Cadetes, o mais jovem da Taça da Europa, em femininos, Maria Dias alcançou a medalha de prata nas Curtas Distâncias, a de bronze nas Longas Distâncias e foi a vencedora do Torneio, sendo a mais rápida nos 100m. Nos Masculinos, Bernardo Costa conquistou as medalhas de prata nas Curtas e Longas Distâncias.

No balanço final, os patinadores lusos conquistaram 22 medalhas: seis de ouro, sete de prata e nove de bronze, para além de seis vitórias nas classificações gerais do Torneio.

A 3ª Etapa da Taça da Europa vai realizar-se naquela que é considerada por muitos, a melhor e mais rápida pista no mundo, em Geisingen, na Alemanha.

Portugal vai participar com os atletas líderes dos rankings das Taças da Europa, procurando consolidar as suas posições, num torneio que vai contar com cerca de 800 patinadores.

Foto de capa: Carlos Marques