Os atletas da Seleção Nacional Miguel Bravo (Seniores), Francisca Henriques e Jéssica Rodrigues (Juvenis) conquistaram o pódio em Itália e na Bélgica, alcançando os primeiros lugares do ranking final. Francisca Henriques bateu ainda o recorde nacional de 200m Perseguição, no Flanders Grand Prix, em Oostende.
A Seleção Nacional esteve a competir em Itália, nos escalões de Juvenis, Juniores e Seniores, na penúltima etapa da Taça da Europa. Seguiu-se um estágio em L’Áquila, cidade que será o palco do Campeonato da Europa, de 4 a 11 de setembro.
De 9 a 15 de agosto, realizou-se em Oostende (Bélgica), o Flanders Grand Prix Challenger Cadetes. Portugal participou com uma equipa de oito patinadores, femininos e masculinos.
Miguel Bravo venceu todas as provas de Fundo em Itália e conquistou a medalha de ouro. Em Oostende, alcançou o 6º lugar na geral das Provas Longas, o que lhe possibilitou – somando aos pontos obtidos nas etapas ao longo da época – ser o 1º do ranking de Fundo da Taça da Europa 2022, em Seniores Masculinos.
Francisca Henriques venceu todas as provas de Velocidade também em Itália, conquistando a medalha de ouro nas Distâncias Curtas. Nas Distâncias Longas, venceu a medalha de prata, sendo a vencedora do ranking final em Juvenis Femininos. No final da Taça da Europa 2022, a atleta foi a vencedora do ranking das provas Longas e 2ª no ranking das provas Curtas.
A atleta da Seleção Nacional bateu ainda o recorde nacional absoluto de 200m Perseguição (que lhe pertencia,) com a marca de 19,484′, na Bélgica. Francisca Henriques venceu a prova com meio segundo de distância do 2º lugar. O seu tempo foi melhor que o das atletas juniores e o terceiro melhor em relação às atletas seniores presentes na competição. Ao vencer também mais duas provas – 3 km em Linha e 16 km prova de Estrada para Absolutos – assegurou o 5º lugar da classificação geral e foi a vencedora do ranking geral do Torneio Flanders Grand Prix.
Jéssica Rodrigues venceu todas as provas de Fundo em Itália, alcançando a medalha de ouro nas provas de Longas Distâncias. Ficou em 2º lugar em todas as provas de Fundo e medalha de prata nesta etapa, em Fundo. Em Oostende venceu as duas provas de Fundo que contavam para o ranking da Taça da Europa e conquistou o ouro nas Longas Distâncias.
O atleta António Freitas, venceu a prova de 1 km na prova italiana e venceu o ranking final em Seniores Masculinos, conquistando a prata nas Curtas Distâncias e o Bronze nas Longas Distâncias.
Marco Lira arrecadou a medalha de prata nas Longas Distâncias em Itália e João Afonso, venceu a prova de Volta Perseguição, sendo o patinador mais rápido em pista.
Afonso Silva, alcançou o 2º lugar na Longa Distância e no ranking geral em Itália. Na Bélgica, conquistou a medalha de prata nas Longas Distâncias, com dois segundos lugares nas provas que contavam para este ranking.
Miguel Monteiro classificou-se na 3º posição, no ranking geral, em Itália. Ao longo de toda a época da Taça da Europa, obteve um duplo 2º lugar no ranking geral nas Curtas e nas Longas Distâncias.
Clara Pereira e Manuel Piteira venceram a medalha de bronze nas provas de Longas Distâncias no Flanders Grand Prix, na Bélgica.