O europeu de Patinagem Artística, terminou, esta quarta-feira, em Fafe, com as provas de Solo Dance. Ernesto Silva fechou a participação de Portugal com a sexta de seis medalhas de ouro no total (três de Solo Dance e três de Patinagem Livre). Além do ouro de Campeão da Europa, Portugal conquistou sete títulos de vice-campeão da Europa e três medalhas de bronze.
No final da competição de Dança, a selecionadora nacional de Solo Dance, Andreia Cardoso, referiu que este foi «um campeonato bastante bom, onde conquistámos dez medalhas, três delas de ouro e o título de Campeões da Europa nos escalões de Cadetes Femininos, Juvenis Masculinos e Seniores Masculinos».
«No escalão de Cadetes Femininos conseguimos o primeiro e segundo lugar, o que perspetiva um excelente futuro da disciplina», acrescentou. A selecionadora referiu ainda que o facto da competição ser em Portugal «trouxe um sabor especial ao campeonato e aos nossos atletas, onde o ambiente e apoio de todos os portugueses foi incrível».
Andreia Cardoso fez ainda questão de agradecer «a todos os atletas, seus treinadores, aos seus clubes, associações e staff da FPP por toda a confiança no nosso trabalho. Só assim poderemos levar a modalidade e as disciplinas de Solo Dance e Pares de Dança mais longe e manter os excelentes resultados».
Para Filipe Sereno, diretor técnico da disciplina e selecionador nacional de Dança, o balanço do campeonato da Europa «é bastante positivo», com Portugal a conquistar «um considerável número de medalhas: seis em Patinagem Livre e dez em Dança, sendo seis de ouro, sete de prata e três de bronze, que nos deixam orgulhosos e confiantes no futuro».
O diretor técnico explicou que Portugal conseguiu «apresentar-se como uma verdadeira equipa, onde o espírito com que todos entraram nesta competição ajudou os nossos atletas a superarem-se, e a proporcionarem ao público grandes prestações».
Sereno salientou «o aumento do número de medalhas de ouro na Patinagem Livre, com títulos europeus em Juvenis, Juniores e Seniores Femininos, algo inédito» e explicou que «em Dança, recuperámos os títulos europeus de Solo Dance em Cadetes Femininos, Juvenis Masculinos e Seniores Masculinos».
«Além destes títulos, estivemos muito perto de mais medalhas, tanto em Livres como em Dança, o que nos faz acreditar na parceria entre as nossas equipas técnicas e os treinadores envolvidos em todo este processo», acrescentou, destacando que «a evolução a que assistimos foi surpreendente».
Filipe Sereno fez ainda questão de agradecer «o apoio fundamental da cidade de Fafe e da parceria Federação de Patinagem de Portugal/Grupo Nun’Alvares, que permitiu que nada faltasse à seleção nacional e que nos impulsionou para este grande Campeonato da Europa que serviu também como teste para alguns atletas que vão participar nos World Skate Games já em Setembro».