Portugal conquistou um total de 12 medalhas no último europeu da disciplina, que decorreu em Itália, sendo que cinco são títulos de Campeão da Europa.
No balanço da participação portuguesa, o selecionador nacional de Juvenis e Juniores, Alípio Silva, considerou que o mesmo foi «extremamente positivo, não só pelas 12 medalhas conquistadas e os cinco títulos europeus» que se traduziram no «melhor resultado de sempre de uma seleção nacional desta modalidade», mas também «pela forma como nos debatemos nas provas em que estivemos presentes».
O técnico salientou não só «o escalão de Juvenis, onde obtivemos os cinco títulos europeus», mas também «os outros escalões, como Juniores e Seniores, onde tivemos resultados de grande revelo». Com estes resultados «mostrámos que Portugal começa a ser um país a ter em conta no panorama europeu e começa a subir mais no medalheiro – este ano ocupámos o quarto lugar no medalheiro europeu – o que nos deixa a todos extremamente satisfeitos», disse.
Alípio Dias enfatizou o facto de esta ser «uma seleção composta por 24 atletas oriundos de oito clubes» o que significa que é uma seleção «bastante diversificada, onde vários clubes puderam colocar os seus melhores atletas em representação da seleção e obtivemos resultados». «Isto também nos deixa contentes, como treinadores da seleção, e demonstra que há vários clubes a trabalhar com excelente qualidade e a colocar atletas nas seleções nacionais com este nível de competição», concluiu.