Terminou no passado sábado, em Paredes, o Campeonato da Europa de Show e Precisão 2023, com a participação de mais de mil atletas, provenientes de nove países.
Foram três dias de excelência da Patinagem Artística, nos quais o público não faltou à chamada e esteve presente para apoiar os atletas que competiram nas categorias de Quartetos Cadetes, Quartetos Juniores, Quartetos Seniores, Precisão Júnior, Precisão Sénior, Grupos Pequenos e Grupos Grandes e Juniores Show.
Segundo o vice-presidente para a Patinagem Artística da FPP, José Raimundo, o balanço da prova «extremamente difícil de se organizar, desde logo pelo número de participantes, é muito positivo», salientando que é «uma prova que chama muito público».
O dirigente fez questão de referir o trabalho efetuado pela comissão organizadora do evento que «trabalhou no sentido de garantir todas as condições para que a competição decorresse dentro daquilo que é a normalidade (Associação de Patinagem do Porto, Município de Paredes, Associação Desportiva de Paredes – Patinagem Artística, em conjunto com a FPP)», e explicou que foi «trabalho de muitos meses de forma a colocar de pé esta grande organização, pela dimensão humana e logística para que esta competição tivesse as condições necessárias para que o europeu fosse de excelência».
Raimundo sublinhou que este é o campeonato «que mais gente traz aos pavilhões» sendo, desde logo, «um excelente instrumento de promoção e divulgação da nossa disciplina que está, de dia para dia a crescer, tanto a nível de número de atletas como também na qualidade da patinagem que é praticada em Portugal». «Este é um trabalho diário dos clubes, dos treinadores e dos dirigentes, articulado com a FPP e as associações e, nesse sentido, todos juntos conseguimos criar sinergias positivas para que haja um grande desenvolvimento e qualidade, para o que pretendemos para o futuro».
Sobre esse mesmo futuro, José Raimundo referiu que o objetivo é continuar «a trabalhar para continuar a trazer competições deste nível para Portugal», uma vez que o nosso país « tem sido um parceiro das instituições internacionais, no sentido de trazer grandes competições para terras lusas». «Estamos sempre disponíveis para acolher em Portugal eventos de excelência que servem para promover, divulgar e também dar oportunidade ao público português e dos nossos atletas de assistir a competições de grande nível».
Confira abaixo as classificações obtida pelos clubes portugueses que participaram na competição:
Quartetos Cadetes:
2º Wolfies – Express Yourself
7º Blossom Roller Team – We should be dancing
8º Wolfies – Princesses
Quartetos Juniores:
5º ADPA – Fearless Panthers
6º Endless Troopers – Equity
Quartetos Seniores:
5º Say Yes – Guilty
6º ADPA Lumière – Nevermore Mistery
Precisão Júnior:
5º Say Yes
Precisão Sénior:
5º Say Yes
Grupos Pequenos:
7º Say Yes – Say No
8º CF Sassoeiros – Accused
12º Time to Shine – Top Gun
Grupos Grandes:
7º Braga Roller Team
10º Clube Patinagem do Sado – Révolution
13º The Project – Shadow in my head
Juniores Show:
8º Grupo Nun’Álvares – Genesis
9º APM – Sleep Paralysis
11º Wolfies/Team Lobinhos – Mise en place