Decorreu no passado fim de semana, em Lagos, CN Individual de Pista – 100 Anos FPP, com a participação de 140 patinadores, em representação de 18 clubes, nos escalões de Seniores, Juniores, Juvenis e Cadetes.
No escalão sénior, seis patinadores foram coroados campeões nacionais, com destaque para Margarida Sousa (Associação Desportiva Arsenal de Canelas) que subiu ao priemiro lugar do pódio três vezes: 1Km, 5Km Pontos e 5Km Eliminar. Sara Ribeiro (Académico do Porto) e António Freitas (CDR Santanense, sagraram-se por duas vezes campeões nacionais nos 200m Perseguição e 500m e nos 500m e 1Km, respetivamente.
Foram também campeões nacionais Marco Lira (CDR Prazeres), vencedor dos 200m Perseguição e Miguel Bravo e João Dias (Roller Lagos C.P), vencedores dos 5Km Pontos e 5Km Eliminar, respetivamente.
No escalão de Juniores as provas foram emocionantes e atribuladas, sobretudo no setor masculino, muito competitivo. Na primeira prova dos 200m perseguição, uma queda e consequente lesão impediram a participação do campeão do mundo em título Afonso Silva, nas provas seguintes.
Miguel Monteiro (Roller Lagos CP) esteve em grande plano ao desfilar com a bandeira de Portugal, na volta de honra à pista, por quatro vezes em cinco provas: 500m, 1Km, 5Km Pontos e 5Km Eliminar. Nos 200m Perseguição o título foi conquistado por Martim Vieira (CS Marítimo).
Na vertente feminina, a vice-campeã europeia Jéssica Rodrigues (CDR Prazeres) obteve o título nacional nas provas de 500m, 1Km e 5Km Pontos. Já a medalhada de bronze mundial, Francisca Henriques (CS Marítimo), foi campeã nacional nos 200m perseguição (muito perto do seu Recorde Nacional, 19,919/19,833) e nos 5Km Eliminar.
Em Juvenis, todos os campeões nacionais de Velocidade/Provas Curtas e Fundo/Provas Longas foram atletas do Roller Lagos CP: em femininos Maria Dias, em ambas as variantes e, em masculinos, Bernardo Costa e Filipe Loureiro, respetivamente, em distâncias curtas e longas.
No escalão mais jovem, Cadetes, apenas um título em disputa, no conjunto das quatro provas disputadas. Mariana Carvalho e Rafael Silva (CS Marítimo) sagraram -se campeões nacionais, repetindo o que tinha acontecido no CN de Estrada.
Confira aqui os Comunicados Finais do CN Individual de Pista.