Durante o Campeonato Nacional de Pares Dança, que decorreu nos dias 5 e 6 de julho em Sassoeiros, foi atribuído ao par Diogo Costa e Lara Soares o Cartão Branco.
O reconhecimento foi concedido na sequência de um gesto de fairplay ocorrido no final da prova do par: após a sua atuação, e ainda antes de abandonar a pista, Diogo Costa alertou a organização para o chão molhado – o que aconteceu devido ao esforço físico da sua prestação -, preocupado com o perigo iminente para os atletas seguintes. A atitude foi imediata e voluntária.
Esta ação evidenciou o cumprimento exemplar dos valores do desporto, nomeadamente a ética, o respeito e a preocupação com a segurança de todos os atletas. Por este motivo, foi decidido atribuir o Cartão Branco ao par, como reconhecimento pelo comportamento demonstrado.
O Cartão Branco, uma iniciativa do IPDJ e do PNED, é um recurso pedagógico que visa enaltecer condutas eticamente corretas, praticadas por atletas, treinadores, dirigentes, público e outros agentes desportivos.