Decorreu, nos dois passados fins de semana, a Fase Regional dos OIST – Programa de Observação, Identificação e Seleção de Talentos de Patinagem de Velocidade, para atletas do escalão de Cadetes.

Nas três zonas onde decorreram os estágios (Canelas – Centro/Norte, Lagos – Centro/Sul e Madeira – pista do Faial), foram perto de sete dezenas de patinadores de sete associações e 16 clubes, os que estiveram presentes.

Esta é uma etapa formativa muito importante e já com história na Patinagem de Velocidade, como antecâmara dos futuros campeões, que transmite ensinamentos técnicos e táticos e valores desportivos e éticos essenciais para a evolução enquanto desportistas e cidadãos portugueses.

Em Lagos e Canelas, as ações foram ministradas por Diogo Mendes e Gonçalo Matos, elementos da equipa técnica nacional. Na Madeira foi o selecionador nacional de Juvenis e Juniores a orientar o estágio.

Em Lagos estiveram presentes 12 patinadores do ODCRoller – Clube Desportivo de Odivelas, pertencente à Associação de Patinagem de Lisboa e do Roller Lagos CP, inscrito na Associação de Patinagem do Alentejo.

Em Canelas, 29 patinadores em representação das Associações de Patinagem do Porto, de Aveiro, de Leiria e do Ribatejo, e dos clubes – Académico do Porto, ADA Canelas, CCD Veiros, Associação Recreativa e Cultural da Murtosa – Ria Inline, Centro Cult. e Recreativo de Válega, Associação de Desporto e Recreio de Válega, Associação de Patinagem Inline Marinha Grande, Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, Hóquei Clube de Leiria e Clube Desportivo Águias de Alpiarça.

Na Madeira, estiveram 26 patinadores da respetiva associação, em representação de quatro clubes: CDR Santanense, CS Marítimo, CDR Prazeres e AD Serra de Água.

Na continuidade deste projeto, vai realizar-se a 2ª Fase a nível Nacional, em data e local a indicar.