O CH Carvalhos e o HC Turquel preparam-se para disputar o título de campeão nacional da 2ª Divisão, numa eliminatória a duas mãos. O primeiro jogo realiza-se a 31 de maio, nos Carvalhos, enquanto a decisão está marcada para 7 de junho, em Turquel.
Do lado do CH Carvalhos, o regresso ao escalão máximo do hóquei em patins foi cimentado com 21 vitórias em 26 jogos, com um total de 125 golos marcados. Para o treinador Ricardo Geitoeira, este sucesso resulta de uma preparação cuidada e de um projeto bem delineado desde o início da temporada.
«O CH Carvalhos volta ao Campeonato PLACARD, algo que quando planeámos a época tínhamos em mente. Esta foi uma das grandes diferenças deste ano para o ano anterior quando apanhei o projeto já em andamento, e o Carvalhos não se preparou minimamente para a realidade de uma 1ª divisão tão competitiva».
«Este ano tínhamos uma equipa muito mais equilibrada, mais competitiva, com melhor qualidade, o que nos permitiu fazer um trabalho muito sério, muito bem elaborado, no sentido de sermos uma equipa muito competitiva».
O técnico destacou ainda a regularidade e competência da equipa ao longo da prova:
«De facto, as 21 vitórias deram-nos o primeiro lugar na Zona Norte, que considero muito merecido, embora tenha sido um campeonato tremendo, em que houve muito equilíbrio essencialmente, até janeiro/fevereiro, com as equipas sempre muito próximas. Nós depois conseguimos manter o nível e distanciámo-nos, e acabou por ser praticamente um mano a mano entre nós e o Póvoa, e acabámos nós por ser mais competentes e subir».
Com o foco agora voltado para a decisão do título, Geitoeira sublinha o valor do adversário e a importância histórica da conquista para o clube:
«Em relação ao jogo com o Turquel, é um título que está em jogo, algo que é inédito para a equipa do HC Carvalhos que, em 85 anos do clube, nunca conseguiu ganhar um título da 2ª Divisão e, portanto, é histórico».
Sobre o adversário, o treinador não tem dúvidas quanto à sua valia:
«Sei que do outro lado está uma equipa muito competente que tenho a certeza que nos vai levar ao limite, bem trabalhada pelo André Luís, e que sabe jogar hóquei e gosta de ter a bola, um bocadinho à semelhança do que nós fazemos».
«Penso que vão ser dois jogos extremamente difíceis, muito encaixados e que vão decidir-se no pormenor: quem emocionalmente for mais equilibrado e for mais frio em determinados momentos do jogo para poder tirar proveito disso. Mas temos ambição e queremos levantar este título, que é algo que seria inédito».
Do lado do HC Turquel, que selou o regresso à 1.ª Divisão a duas jornadas do fim, o treinador André Luís faz um balanço extremamente positivo da sua primeira época à frente da equipa sénior:
«O balanço é extremamente positivo. Houve dúvidas generalizadas, antes da época começar, relativamente à nossa equipa: desde a composição do plantel a uma alegada ou suposta falta de qualidade do mesmo. Os atletas responderam de forma fantástica a essas críticas, almejando a subida de divisão».
Com uma base defensiva sólida, o HC Turquel destacou-se como a melhor defesa da 2ª Divisão:
«Construímos o nosso modelo de jogo com uma base defensiva forte, dando muita importância aos momentos de transição defensiva e defesa organizada. Com isso fomos construindo uma identidade e a defesa menos batida da 2ª Divisão (no conjunto das duas Zonas). A época ainda não terminou e queremos muito reconquistar o título de Campeões Nacionais da 2ª Divisão».
Quanto ao confronto frente aos Carvalhos, o técnico antecipa um duelo equilibrado e decidido em pequenos detalhes:
«Como já referi noutras ocasiões, este é um jogo de “cem minutos” e talvez até de mais alguns “pozinhos”, pois sei que serão duas mãos de uma eliminatória equilibrada, entre duas equipas com características distintas».
André Luís destaca ainda a experiência do adversário:
«O Carvalhos tem um misto de atletas com muita experiência, como o guarda-redes André Almeida, o Rúben Sousa, o Afonso Lima, o Xavi Pinho, o Diogo Casanova e também alguma juventude a despontar, o que lhes dá uma mescla interessante, num plantel de muita qualidade».
«Nós também temos as nossas armas e alguns atletas habituados a estas andanças e queremos muito conquistar o título, estando cientes das dificuldades que o nosso adversário nos vai impor. Juntamente com o imenso apoio dos nossos adeptos, prometemos ambição, luta e foco total no objetivo de conquistarmos o título».
Agenda
31.05.2025 | 18h00 | CH Carvalhos x HC Turquel
07.06.2025 | 21h00 | HC Turquel x CH Carvalhos
Consulte todos os resultados, classificações e timeline em tempo real no Portal de Jogos HP ou na aplicação oficial FPP Hóquei e confira a agenda de transmissões na FPP Tv.