O Pavilhão Municipal de Lagos recebeu, no passado fim de semana, a primeira competição nacional da época, o Campeonato Nacional Indoor para os escalões de Iniciados, Cadetes e Juvenis.

Durante todo o dia 15 e a manhã de dia 16, 150 patinadores disputaram quatro provas por escalão: Perseguição, Prova a Pontos, Prova de Sprint e Prova em Linha. Com um início de época que promete, a competitividade ficou patente com a alternância na liderança da classificação geral em quase todos os escalões em prova.

No escalão de Iniciados Femininos, a patinadora Lara Trindade, da AD Serra d’Água (AP Madeira) não deu hipótese à concorrência e venceu três das quatro provas disputadas, sagrando-se campeã nacional. Na segunda posição ficou a patinadora Mª Leonor Rodrigues, do CDR Prazeres (AP Madeira) e na terceira, Samanta Hopfner, também do CDR Prazeres (AP Madeira).

Já nos Iniciados Masculinos, Roberto Costa, do Roller Lagos (APA) e Lourenço Tavares, do ODC Rollers (AP Lisboa) dividiram entre si as vitórias nas provas, com o Roberto Costa a ser mais consistente e a sagrar-se campeão nacional, ficando Lourenço Tavares na 2ª posição e Annatveer Dhot, do AEMG Poente (AP Leiria) a conquistar o 3º posto no pódio.

Nos Cadetes Femininos, Margarida Vieira e Ana Godoy, do CS Marítimo (AP Madeira) distribuíram entre si as vitórias nas quatro provas disputadas, com Margarida Vieira a sagrar-se campeã nacional e Ana Godoy 2ª classificada. Na 3ª posição ficou a patinadora Mª Margarida Morgado, do CDR Prazeres (AP Madeira).

O escalão de Cadetes Masculinos foi claramente dominado pelo João Rosa e Gabriel Barros, ambos do CDR Santanense (AP Madeira), tendo sido consagrado campeão nacional o João Rosa, vencendo três das quatro provas em disputa, e 2º classificado, Gabriel Barros. Na 3ª posição ficou Pedro Marques, do CDR Prazeres (AP Madeira).

Em Juvenis Femininos, a liderança também foi tendo vários donos ao longo do campeonato, com as provas a serem também repartidas entre Catarina Gomes e Mariana Carvalho, ambas do CS Marítimo (AP Madeira), e Maria Dias do Roller Lagos (APA Algarve). A classificação final viria a ditar como campeã nacional Catarina Gomes, em igualdade pontual com a sua colega Mariana Carvalho, a segunda classificada, mas com mais vitórias. Na terceira posição ficou Maria Dias.

No escalão de Juvenis Masculinos, Martim Dias, do Roller Lagos (APA Algarve) foi o campeão nacional, sendo o patinador mais regular nas quatro provas disputadas e que contaram com quatro vencedores distintos: Bernardo Costa, do Roller Lagos (APA) venceu a prova de Perseguição, Martim Dias venceu a prova de Três Voltas Sprint, Diogo Alves, da AP Inline Mª Grande (AP Leiria) venceu a prova em linha e Afonso Bento, do CS Marítimo (AP Madeira), venceu a prova a Pontos. Em termos gerais, Martim Dias viria a ser secundado no pódio pelo seu colega de equipa Bernardo Costa e Diogo Alves ficaria com o 3º posto.

De salientar a presença de 150 patinadores de 17 clubes e o entusiasmo do público que esteve presente em bom número, compondo as bancadas do Pavilhão Municipal de Lagos.

Seguem-se agora os trabalhos dedicados às ações OIST nas três zonas do país, trabalho que iniciará no próximo fim de semana e terminará nos dias 8 e 9 de março. Segue-se um mês de março com bastante competição, com a realização da 1ª jornada do Campeonato Nacional de Clubes (Canelas – Estarreja), o MadRoller 2025 (Madeira) e o Campeonato Nacional Individual de Estrada (Canelas – Estarreja).

Campeonato Nacional Indoor | Comunicados Finais