Na sequência da aprovação pelo IPDJ, dos referenciais de formação específica de patinagem de velocidade para a validação do curso de treinadores de Grau II.

Estão abertas as inscrições para o curso de treinadores de grau II de Patinagem de Velocidade, até ao dia 30 de maio de 2021.

O curso será composto por uma componente de formação geral em sistema de e-learning, por uma componente formação específica em sistema presencial e um estágio.

A formação geral decorrerá entre os meses de junho e julho, enquanto a formação específica será realizada a partir de outubro, em datas a definir em função dos calendários e os candidatos. Com o estágio a iniciar em janeiro de 2022.

A título excecional e exclusivo para este curso, informamos que todos os candidatos que estejam inscritos e em processo de formação é permitido orientar os seus clubes/atletas, como se fossem portadores do título de treinador de grau II.

Inscrições

As inscrições são efetuadas através do preenchimento dos seguintes formulários, até 30 de maio:

GRAU II – https://forms.gle/YhW6DAtVvocg5i44A

Custos

O curso de treinadores tem um valor para o grau II de 375 euros.

De acordo com a estrutura e organização dos cursos por parte do IPDJ, os candidatos que preencham os requisitos e sejam aceites, recebem uma ordem de pagamento de uma tranche do curso (175 euros), sendo o restante pago antes do início da formação de componente específica.

Destinatários

Treinadores de Patinagem de Velocidade que cumpram as condições necessárias para a sua frequência, tal como:

Grau II

  • Idade mínima 19 anos;
  • Escolaridade mínima obrigatória, em função da data de nascimento *;
  • Título Profissional de Treinador/a de Desporto da Modalidade de Grau I ou que cumpra os requisitos definidos na legislação para “Praticantes de alto nível”;
  • Desempenho efetivo de 1 ano ou uma época desportiva com a duração mínima de 6 meses de exercício profissional da função de treinador de Grau I da modalidade, excetuando os que cumpram os requisitos definidos na legislação para “Apoio às carreiras duais”.

Equivalências

Os candidatos que possuem um Curso Académico na área de desporto, só são dispensados da frequência das referidas componentes de formação curso, com apresentação do Certificado de Reconhecimento de Competências (CRC) emitidos pelo IPDJ.

(http://www.idesporto.pt/ficheiros/file/PNFT/RegFormAcaTPTD/PNFT-FA_TPTD%20v1_1.pdf)

Para ajudar ao processo, devem consultar o link https://ipdj.gov.pt/forma%C3%A7%C3%A3o-ensino-superior, para confirmarem se estão em condições de solicitar o CRC.

A solicitação do referido certificado é efetuado na Plataforma PRODesporto, sem que lhe esteja associado qualquer tipo de custo, devendo o candidato proceder do seguinte modo:

  1. Efetuar o registo na plataforma referida (caso já tenha sido feito deverá passar para o passo 2);
  2. Uma vez confirmado este registo, o candidato deve continuar o processo de solicitação do CRC, indicando sucessivamente: 1º – a modalidade desportiva; 2º – o Curso Académico.

    Nesta fase deverá ser anexado o certificado de habilitações (onde devem estar referenciadas todas as dis­ciplinas que estiveram na base do Reconhecimento Parcial obtido, nomeadamente as correspondentes à Componente de Formação Específica e ao Estágio na modalidade desportiva em questão);

  3. Depois de validado o pedido pelo IPDJ, IP o candidato pode aceder/imprimir o seu CRC (documento digi­tal), na Plataforma PRODesporto em “Ver Certificado”.

Informações

Para qualquer esclarecimento devem enviar um email para formacao@fpp.pt ou entrar em contato com a DTN da FPP.


0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.