Realizou-se no passado dia 25, no auditório do IPDJ em Leiria, a sessão pública de apresentação do Projeto «Da formação à competição».

Este projeto surge na sequência de um trabalho preparatório que tem vindo a ser realizado desde 2022, por diversas entidades como o Instituto Português do Desporto e Juventude/Plano Nacional de Ética no Desporto (IPDJ/PNED), o Instituto Politécnico de Leiria, a Câmara Municipal de Leiria, a Federação de Patinagem de Portugal (FPP), assim como as federações de Futebol e Ténis de Mesa e Associações de Futebol de Leiria, Guarda, Castelo Branco, Porto e Lisboa.

Como resultado desta reflexão, estas entidades vêm propor às diversas estruturas desportivas (federações, associações, clubes e municípios), um conjunto de «Modelos Pedagógicos» e «Medidas» – alguns já testados em diversos países -, a serem aplicados nos escalões de formação, de forma a valorizar mais a dimensão formativa dos atletas, assim como promover uma atitude mais positiva dos encarregados de educação e enquadrar de forma positiva a dimensão, os quadros competitivos e o modo de classificação.

Para além de várias outras personalidades ligadas ao estudo, estiveram presentes na sessão pública, Carlos Manuel Pereira, Vogal do Conselho Diretivo do IPDJ, José Lima, Coordenador do PNED e Nuno Ferrão, Diretor Técnico Nacional da FPP.

Esta trata-se de uma proposta de trabalho que cada entidade tem a liberdade de adaptar à sua realidade e modalidade desportiva, de acordo com os objetivos que se pretendem atingir. A FPP irá implementar este este programa nas diversas disciplinas, já no ano de 2024.

Leia aqui o documento completo do Projeto «Da formação à competição».

Categorias: FPP