A cidade holandesa de Heerde recebeu a 5ª etapa, de dez, da Taça da Europa de Patinagem de Velocidade de 2019.
Com muitos períodos de chuva que condicionaram o desenrolar das provas e do programa, os patinadores inscritos evoluíram a bom nível, preparando o grande objetivo desta época desportiva o Campeonato Mundial, integrado nos World Roller Games de 7 a 14 de Julho em Barcelona.
Diogo Marreiros, Roller Lagos C.P.
– Bont Skates, esteve imperial, num nível elevadíssimo, conquistando a medalha de ouro nas Provas Longas / Fundo, com dupla vitória, em ambas as provas de fundo, os 10Km Pontos, com impressionantes 29 pontos, no sábado e os 10Km a Eliminar no domingo.
Devido ao frio que se fez sentir e aos inúmeros adiamentos das provas e atrasos, o algarvio, decidiu apenas participar nas provas longas, ficando sem possibilidades na classificação geral do torneio.

Diogo MarreirosNo Sábado começou a prova de 10Km Pontos saindo para os primeiros pontos com o seu colega de equipa BONT SKATES, o holandês Gary Heckman, obtendo alguns pontos e mantendo-se em fuga, alternando os parceiros da mesma.Diogo Marreiros em provaEstiveram com o Diogo, Patxi Peula, Esp, Mike Paez, Mex, Ruurd Dijkstra, Hol, Daniel Niero, Ita, entre outros, todos foram quebrando e Diogo manteve-se sempre em fuga. No final Marreiros somava uns impressionantes 29 pontos, a segunda posição, para o seu colega de equipa Niero, a quem o patinador luso ofereceu muitos pontos, com 16 e o terceiro Dijkstra com 11, o quarto foi o australiano Harry Stogdale com 4 e o 5º o excampeão mundial desta prova, Patxi com 3, demonstrando o super domínio que Diogo exibiu, deixando espantados, adversários, treinadores e público!

Festejos Diogo Marreiros

No domingo a prova a eliminar, na mesma distância 10Km, saindo um patinador ou dois em cada duas voltas, os que passavam em últimos na meta.Diogo manteve-se sempre junto e protegido pela equipa, nas primeiras posições, não arriscando as eliminações.

Marreiros em prova

Como o tempo estava instável quando faltavam cerca de 6 voltas, começou a pingar, o que iria obrigar a recomeçar a prova do início, a decisão foi correta, mas anormal, pois nunca antes vista, indicando os juizes que se ia entrar na última volta, praticamente em cima da passagem a 5 voltas do fim… o marcador das voltas marcou 1, a
sineta tocou e com o piso húmido, escorregadio, um pouco molhado… lançou-se o sprint.

foto5

A equipa Bont não estava à espera disto e não veio para a frente, Diogo seguia na 5ª posição, teve de sair de trás do seu colega Niero, campeão europeu desta prova, e lançar-se a tentar ultrapassar os que seguiam na frente. Primeiro ultrapassou o pentacampeão mundial (venceu entre 2013 e 2017) desta prova o neo-zelândes
Peter Michael e depois, mais difícil e em jeito de gincana os irmãos Due Schmidt, dinamarqueses, que vinham já há algum tempo a controlar a cabeça da corrida… impressionante sprint do português.

marreiros em curvafoto7

Após esta etapa o patinador luso termina a sua digressão europeia, mais de um mês fora de casa e em competição, mas com balanço extremamente positivo:
Três medalhas de Ouro na Taça da Europa de Fundo(Lagos; Geisingen e Heerde) e a liderança no ranking até ao momento.
Sete (7) vitórias em provas da Taça da Europa – Lagos (1Km, 5Km linha e 5Km Pontos), Geisingen (15Km Eliminar); Gross Gerau (10Km Eliminar); Heerde (10Km Pontos e 10Km Eliminar);
Uma vitória no ranking geral de um Torneio – Terras do Infante – Lagos e dois pódios, Geisingen e 3 Pistes – França, ambos na terceira posição.
Tempo de recuperar, regressar a casa e preparar os Campeonatos Mundiais, programados para Julho em Barcelona. Portugal esteve muito e bem representado em Heerde na Holanda, por diversos clubes, realçando-se vitórias em provas, na Taça da Europa dos escalões inferiores, vários lugares no pódio e várias posições nos dez primeiros:

Portugueses em Heerde

Miguel Bravo, Senior do Roller Lagos – Bont Skates a conseguir um bom 13º na prova a Eliminar e ajudando o seu chefe de fila, Diogo Marreiros;

O Youth / juvenil Gonçalo Abreu, do CDR Prazeres – Madeira, venceu as duas provas de fundo do seu escalão, conquistando o Ouro no fundo da Taça da Europa, o 4º lugar na geral do Torneio, sendo o 5º, o seu colega de clube Luís Silva, segundo nos 500m+D, ambos com excelentes prestações tácticas;

Gonçalo Abreu

As também Juvenis / Youth, do A.D.A. Canelas, Ana Montenegro, 2ª nos 500m e 3º nos 300m, sendo prata na taça da europa deVelocidade do seu escalão, e 3ª no ranking geral do Torneio, bem como Maria Silva, segunda na prova a Eliminar, 4ª nos pontos, que lhe valeu o bronze na Taça da Europa de fundo e 4º no Torneio.
O Junior Marco Lira, do CDR Prazeres – Madeira, foi 3º no ranking do Torneio, mesmo depois de uma queda na última prova.
Ainda grande destaque para o Cadete masculino Afonso Silva, do CDR Prazeres – Madeira, venceu as duas provas de fundo do seu escalão, conquistando o Ouro no fundo da Taça da Europa.

R e s u l t a d o s  c o m p l e t o s  e m : h t t p s : / /www.europeaninlineservice.com/ftpresults/2019Heerde/
Revê as provas, dentro de dias, em: http://live.speedskate.tv

No próximo fim de semana realizar-se-á em Lagos o Campeonato Nacional de Pista, para os escalões de Iniciados, Juvenis e Seniores.


0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.