A seleção nacional de Sub-17 masculina empatou a um golo com Espanha, no segundo jogo da Fase de Grupos do Campeonato da Europa.

Portugal voltou a entrar determinado em controlar a posse de bola e levar o perigo à área adversária, o que fez com sucesso, embora pecando na finalização. Espanha iniciou a jogar mais recuada, à espera do erro do conjunto luso. A partir do quinto minuto de jogo, os espanhóis criaram mais situações de ataque junto da baliza portuguesa, mas o guarda-redes Pedro Bessa esteve atento.

As equipas foram para o intervalo sem inaugurar o marcador, com o guardião luso a defender ainda um livre direto, por azul mostrado a Martim Lopes.

No segundo tempo, a seleção espanhola colocou-se em vantagem de penálti, com três minutos decorridos (1-0). Portugal esteve sempre na luta e foi o capitão Rodrigo Preciso que logrou o empate, ao bater o guarda-redes espanhol, ao minuto 11 (1-1).

O golo animou a seleção das quinas que esteve muito perto da vitória, mas o resultado não sofreu alterações. Nos livres diretos no final do jogo para efeitos de eventual desempate, Portugal foi mais eficaz.

No balanço da partida, o selecionador nacional, Nuno Ferrão, referiu que foi «mais um jogo extremamente complicado, frente a um rival com uma história grande e uma equipa extremamente interessante, mas em que Portugal mostrou qualidade e atitude».

Ferrão explicou que estas «são as equipas que mais vezes têm disputado finais, pelo que era sempre um jogo que ambas queriam ganhar, sem a pressão das finais onde normalmente se encontram». «Foi mais uma etapa para crescer, de elevar os níveis de qualidade, tranquilidade e assimilar vários processos».

Nuno Ferrão considerou ainda que «foi um jogo que podia dar para os dois lados» em que Portugal teve «a eficácia na bola parada o que nos dá neste momento o primeiro lugar. Mas o importante foi este jogo e os jogadores terem a sensação de jogar um Portugal x Espanha, crescerem e perceberem o que é que é importante para jogar jogos das finais, que é o nosso processo formativo que está envolvido», disse.

Amanhã Portugal defronta a seleção francesa no último jogo da Fase de Grupos. Para o técnico este será «um jogo tão ou mais difícil porque não tem o nível de exigência dos primeiros». Embora «na teoria, (a França) seja a equipa que tem estado num ranking um pouco mais baixo» Ferrão acredita que «vai evoluir, porque as equipas, de dia para dia vão começando a aprender, a assimilar, a conhecer-se e a melhorar o que nos obriga a ser sérios e a trabalhar afincadamente».

«O resultado que queremos é a vitória. Mais ou menos dificuldade vai partir da nossa atitude e da resposta que a França possa ter», concluiu.

Agenda | Fase de Grupos

Itália 0 x 2 Portugal
Espanha 1 x 1 Portugal
30/08/2023 | 16h00 | Portugal x França

Acompanhe todos os resultados e as fichas de jogo em tempo real aqui e assista aos jogos na WSE TV.

Toor

Patrocinadores Oficiais do Hóquei em Patins