A equipa da Escola Livre A fez história, esta tarde, ao sagrar-se vencedora da primeira edição da WSE Cup Women, frente ao seu público, em Oliveira de Azeméis.
Num pavilhão cheio, o conjunto orientado por Miguel Resende goleou o Valdagno na final, por seis golos sem resposta, da autoria de Beatriz Carmo e Sofía Reyes.
A partida iniciou com a equipa italiana a procurar a baliza portuguesa com transições rápidas, com a Escola Livre coesa na defesa e a responder, num jogo que se mostrou equilibrado.
Aos sete minutos, Andreia Moreira viu o cartão azul, mas Inês Freitas defendeu o respetivo livre direto. Ainda em under play, é o conjunto luso que inaugura o marcador: numa jogada individual de Sofía Reyes que começou muito atrás do meio rinque, a jogadora deixou as adversárias para trás e finalizou ao 1ª poste.
Ao minuto 14, novo cartão azul, mas desta vez para Anna Orsato, com a guardiã italiana a negar o golo a Margarida António e, até ao descanso, o resultado não sofreu alterações.
Já a segunda parte não poderia ter começado da melhor forma para a equipa lusa, com Beatriz Carmo a rematar enrolado para o 2-0, com apenas nove segundos no relógio. A toada do conjunto de Oliveira de Azeméis continuou e, em poucos segundos, a dupla Sofía Reyes/Margarida António dilatou a vantagem para o 4-0, com mais dois golos finalizados por Reyes.
A dominar completamente o rinque, a Escola Livre voltou a marcar e ampliou o resultado com mais dois golos: Andreia Moreira fez o 5-0 assistida por Reyes e Beatriz Carmo finalizou como começou, com o sexto e último golo da partida, a oito minutos do final.
No final do jogo, a capitã Inês Cardoso não escodeu a alegria da conquista deste troféu: «Estamos muito felizes, queríamos muito este desfecho desta competição. Desde o início que trabalhámos muito». A atleta agradeceu também ao clube «por nos proporcionar não só a participação nesta competição, como também realizar a Final Four. Sabemos que o fator casa foi bastante importante, pois tanto ontem como hoje tivemos um pavilhão cheio, um ambiente incrível e é de louvar, principalmente para o hóquei feminino».
Também o treinador da Escola Livre A, Miguel Resende, revelou a imensa satisfação com esta conquista e realçou a felicidade estampada no rosto das suas jogadoras: «olhando para elas vê-se bem (ao sentimento) estampado nos sorrisos que elas têm e isso é fantástico».
Resende realçou que «hoje é dia de festejar, descansar e de relaxar. Tirar toda esta adrenalina que se foi criando durante estas semanas todas de trabalho, e depois, na próxima semana, trabalhar muito sério para conseguirmos entrar bem na Fase Regular do Campeonato Nacional».