Terminou ontem, em Fafe, o 3º Torneio Inter-Regiões de Patinagem Artística 100 Anos FPP, evento organizado pela Federação de Patinagem de Portugal em colaboração com a AP Minho e o Grupo Desportivo Nun’Álvares, onde participaram mais de cem atletas de dez Associações de Patinagem do país.

O pódio do evento ficou entregue à AP Lisboa, com o 1º lugar, à AP de Setúbal, segunda classificada e, o terceiro lugar, conquistado pela AP Porto.

Para Alexandra Fonseca, treinadora da AP Lisboa, esta vitória «é muito gratificante» e significa o resultado do «trabalho de uma época dos nossos atletas, dos nossos treinadores, uma vez que esta é uma prova por equipas».

Alexandra explicou que «a Patinagem Artística, regra geral, é uma prova individual, mas no Inter-Regiões sendo uma prova por equipas, fomenta muito a união dos atletas, uma vez que eles vêm de diversos clubes e chegam aqui e são um só».

«Este espírito de equipa e esta amizade que eles levam daqui é muito importante nos atletas mais novos e é o seu começo no que diz respeito a sentirem a responsabilidade da competição e o que é a Patinagem Artística», concluiu.

Para as atletas da AP vencedora, as palavras que classificaram estes dois dias do torneio são «alegria, amizade, evolução, trabalho em equipa, força, persistência e orgulho».

Da parte da FPP, o presidente adjunto José Raimundo, considerou que o balanço deste 3º Inter-regiões «é muito, mas muito positivo», sendo que é «uma prova de excelência novamente realizada aqui em Fafe, onde tivemos todas as condições prestadas a todas as seleções aqui presentes».

«Naquilo que é o objetivo desta competição, que passa, desde logo, por ter uma avaliação contínua das seleções territoriais para depois culminar com esta competição que, de ano para ano, tem um cariz bastante interessante», explicou e acrescentou que «não é só o aspeto competitivo, mas também a passagem de valores éticos para além do desporto».

Raimundo sublinhou que durante a prova «sentimos na bancada, o companheirismo, a partilha e a união entre todos, e que de alguma forma faz-nos catapultar esta prova, que é muito importante para o desenvolvimento das nossas seleções».

Sobre a importância que o inter-regiões tem nos atletas mais novos, o dirigente salientou «que a mesma é máxima porque de alguma forma, a base do trabalho que é feito nos clubes e nas associações, tem de ter um acompanhamento da Federação.

«É esta a nossa preocupação no culminar desta competição que, por sua vez, é importante ao longo do ano ter um acompanhamento naquilo que são os atletas da Patinagem Artística, para mais tarde conseguirmos esses resultados de excelência que Portugal tem vindo a dar ao nosso país na disciplina».

Classificação por Equipas | 3º Inter-regiões de Patinagem Artística 100 Anos FPP

1º | AP Lisboa
2º | AP Setúbal
3º | AP Porto
4º | AP Minho
5º | AP Madeira
6º | AP Leiria
7º | AP São Miguel
8º | AP Ribatejo
9º | AP Aveiro
10º | AP Coimbra

Confira aqui os resultados completos do Torneio.