Portugal somou mais uma vitória no Europeu de hóquei em patins, vencendo a seleção italiana por 2-8. Foi preciso esperar quase 10 minutos pelo primeiro golo de Portugal, apontado por Jotta, num jogo que cedo se revelou ser bastante disputado pelas duas equipas. Mas a seleção nacional conseguiu ampliar a diferença no marcador, aos 13 minutos, com mais um golo, desta vez por Lucas Honório.

Ainda na primeira parte, a Itália foi penalizada com a marcação de três grandes penalidades e um livre direto. Jotta marcou dois penaltis e Lucas Honório o livre direto, aumentando desta forma a vantagem para 0-5, resultado com que se chegou ao intervalo.

No segundo tempo, foi novamente a equipa das quinas a marcar primeiro, com Martim Leite a assinar o sexto tento da partida. A seleção italiana não se deu por vencida e conseguiu quebrar a defensiva portuguesa por duas vezes, fixando o resultado para os transalpinos.

Até ao final, Portugal marcou mais dois golos pelos sticks de Bernardo Ramalho e Miguel Henriques (livre direto).

Jotta assinou 3 golos | ©2021 Catarina Maria / FPP

O camisola sete de Portugal, Jotta, acredita que este é um bom prenúncio para o jogo de amanhã frente à seleção espanhola, pois «a equipa está preparada e o grupo forte». «Este jogo já passou e estamos focados no próximo», disse.

O selecionador, Vasco Vaz, explicou que «de jogo para jogo» a equipa vai «subindo de produção», salientando que hoje «era um jogo diferente» pois «sabíamos que a Itália tinha feito um bom jogo com a Espanha, dificultando muito a tarefa da equipa espanhola».

«Estudámos bem a equipa italiana e conseguimos tornar o jogo fácil. E quando se torna o jogo fácil, acontece o que aconteceu. Acho que tivemos bons períodos de hóquei, mas também temos outros maus períodos, que precisam de ser retificados. É essa retificação que vamos ter que fazer», disse.

Com este resultado, Portugal mantém o primeiro lugar do grupo, (seis pontos, 20 golos marcados e 2 sofridos), à frente da seleção espanhola (seis pontos, sete golos marcados e três sofridos.

Amanhã, a equipa nacional defronta a Espanha, às 21h, num dos encontros mais esperados deste campeonato.

Pode assistir aos jogos em na FPP TV e acompanhar tudo sobre o Europeu de Sub-19 no Instagram, Facebook e Twitter oficial da competição.

Toor Azemad

Patrocinadores Oficiais do Hóquei em Patins