Portugal somou uma importante vitória neste Europeu, ao vencer a seleção espanhola por 2-0, no último jogo da primeira jornada, naquela que foi a terceira vitória em três jogos (fase de grupos).

Logo aos dois minutos da primeira parte, a seleção portuguesa desperdiçou a oportunidade de se colocar em vantagem no marcador ao falhar um livre direto, por cartão azul mostrado à equipa espanhola. A partir daqui o jogo foi sempre bastante equilibrado, com boas ocasiões de golo de parte a parte, mas com as equipas a não conseguirem concretizar, em grande parte devido às boas exibições de ambos os guarda-redes.

Foi preciso chegar à segunda parte para Lucas Honório «desbloquear» o marcador, com assistência de Tiago Sanches. O jogou tornou-se mais aberto, com os espanhóis a serem obrigados a correr atrás do prejuízo.

A minuto e meio do fim, Martim Leite fechou o resultado para Portugal com a marcação do 2-0.

Tiago Sanches | ©2021 Catarina Maria / FPP

Tiago Sanches considerou que «a equipa esteve coesa a defender, com muita atitude dentro de campo e com muita entreajuda, estando sempre predispostos a dar tudo dentro de campo».

Na opinião do selecionador, Vasco Vaz, este foi um «excelente jogo de hóquei, de duas boas seleções e com bastante equilíbrio» em que, tanto Espanha como Portugal, «tiveram oportunidades num jogo muito repartido, taticamente bem concebido e bem estudado pelas duas partes». O técnico fez questão de dar os parabéns aos seus jogadores «fundamentalmente pelo espírito e o brilho que deram, nomeadamente num aspeto fundamental que é o defensivo».

A equipa portuguesa terminou o grupo em primeiro lugar, só com vitórias e joga amanhã, às 21h, contra a Inglaterra, na segunda meia-final do dia.

Pode assistir aos jogos em fpp.tv e acompanhar tudo sobre o Europeu de Sub-17 e Sub-19 no Instagram, Facebook e Twitter.

Toor Azemad

Patrocinadores Oficiais do Hóquei em Patins