É já a partir do próximo domingo, dia 21, que o pavilhão Multiusos de Fafe vai ser palco do Campeonato da Europa de Patinagem Artística. Durante 10 dias, cerca de 600 pessoas, entre atletas, treinadores, dirigentes e juízes, provenientes de19 países vão competir pelo ouro, na prova organizada pela World Skate Europe (WSE) em conjunto com a Federação de Patinagem de Portugal (FPP), o município de Fafe, a Associação de Patinagem do Minho (APM) e o Grupo Desportivo Nun’Álvares, e com o apoio do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).

Portugal vai estar representado pelas seleções nacionais de Patinagem Livre, Solo Dance e Pares de Dança, num total de 47 atletas.

Na conferência de imprensa de apresentação da prova, estiveram presentes Antero Barbosa, presidente da Câmara Municipal de Fafe, José Raimundo, presidente-adjunto da FPP e membro do Comité Técnico Europeus de Patinagem Artística, Paulo Matias, presidente da APM, Orlando Alves, presidente do GD Nun’ Álvares, e Paulo Soares, presidente da Junta de freguesia de Fafe.

Na ocasião, o edil da CMF explicou que a organização deste europeu deveu-se «a uma conjugação de um conjunto de boas vontades». «A FPP e tudo o que tem feito por esta modalidade aventura-se nesta organização que decorre do muito trabalho que tem feito aqui».

José Raimundo fez questão de sublinhar a «estreita colaboração que o GD Nun’Álvares teve com a FPP na organização de várias provas nacionais», o que conferiu competência para receber esta prova: «têm agora a cereja no topo do bolo e esta organização é mais do que justa». «São pessoas que sabem receber todos muito bem e, acima de tudo, também estão muito preparados».

Raimundo salientou ainda a visibilidade que a prova irá trazer à cidade, lembrando que «as transmissões de streaming chegam a todo o mundo» e exemplificou que «no último Europeu, até do Equador houve visualizações».

Paulo Matias, presidente da APM também destacou que «é uma honra enorme receber um evento desta envergadura na nossa área territorial. Temos a confiança e a certeza que Fafe vai organizar, eventualmente, o melhor europeu de Patinagem Artística, porque temos a experiência e o conforto de reconhecer ao GD Nun’Álvares e à CMF toda a capacidade de organização e de bem receber». Matias sublinhou que o evento «vai trazer muita gente e muitos estrangeiros que vão levar uma imagem positiva de Fafe e de Portugal para as terras deles».

Orlando Alves, presidente do GD Nun’Álvares, mostrou-se «muito orgulhoso pela confiança que depositaram em nós para sermos anfitriões deste certame. É um motivo de orgulho para o Nun’ Álvares e para a CMF, que prontamente aceitou o desafio». «Espero que a nossa hospitalidade e vontade de fazer bem seja motivo para que regressem um dia com a possibilidade de conhecerem melhor a nossa terra», disse.

Saiba todas as informações no site oficial da competição em www.eurofafe24.com e assista ao Campeonato da Europa em direto, através da WSE TV.