O FC Porto/Fidelidade conquistou, esta noite, o seu 24º Campeonato Nacional de Hóquei em Patins, após vencer o SL Benfica, por 3-2, no quinto e último jogo do play-off.

Numa final inédita – é a primeira vez no campeonato que o play-off decide o campeão nacional no jogo da «negra» – o FC Porto marcou no primeiro minuto da partida, por Gonçalo Alves (1-0). Quatro minutos depois, Pol Manrubia surpreendeu Xavi Malián com um remate cruzado e devolveu o empate ao marcador (1-1). A oito minutos do final do primeiro tempo, Telmo Pinto assistiu Di Benedetto para o segundo golo dos dragões e voltou a colocar o FC Porto em vantagem (2-1), resultado ao intervalo.

A segunda metade começou com as duas equipas homogéneas defensivamente, a jogar à espera do erro adversário. A nove minutos do final, o FC Porto cometeu a 10ª falta. Malián negou o golo a Pablo Alvarez mas, três minutos depois, o argentino marcou o golo do empate para as águias (2-2).

Quando faltavam cinco minutos para o apito final, é assinalada a 10ª falta ao SL Benfica e consequente livre direto que Gonçalo Alves converteu, no terceiro e último golo da partida para os dragões.

O FC Porto/Fidelidade terminou a fase regular classificado em 1ª lugar, com 64 pontos. Venceu o Sporting de Tomar nos quartos-de-final, o OC Barcelos nas meias-finais e agora o SL Benfica (3ª classificado com 56 pontos), no quinto e último jogo do play-off. Os dragões sucedem ao Sporting CP, na conquista do seu 24º título de campeão nacional.

No final do jogo, o treinador do SL Benfica, começou por dar os parabéns ao FC Porto e explicou que a equipa acreditava que podia «conquistar o título no Porto. Pelo que fizemos e crescemos ao longo da época. Não foi possível. No Benfica, um clube vencedor, não há vitórias morais. A atitude e o que fizemos durante os 50 minutos foi muito positivo. Uma palavra aos jogadores, que foram inexcedíveis», disse.

Do lado do FC Porto/Fidelidade o treinador, Ricardo Ares afirmou que «fomos os melhores. O Benfica foi um adversário muito forte, como é sempre, mas acredito que merecíamos». O técnico, que conquistou também a Taça de Portugal e a Taça Intercontinental reconheceu que «só faltou a Elite Cup que perdemos na final, mas estamos muito felizes».

As duas equipas voltam a ter encontro marcado a 10 de setembro, no Pavilhão Municipal de Barcelos, para a Supertaça «António Livramento».

Final
16/06/2022 | FC Porto Fidelidade 5 x 0 SL Benfica
19/06/2022 | SL Benfica 3 x 0 FC Porto/Fidelidade
22/06/2022 | FC Porto/Fidelidade 9 x 6 SL Benfica
25/06/2022 | SL Benfica 5 x 3 FC Porto/Fidelidade
29/06/2022 | FC Porto/Fidelidade 3 x 2 SL Benfica