No clássico da 5ª jornada, o FC Porto/Fidelidade derrotou o Sporting CP, por 5-3 e sobe assim ao 3º lugar da classificação geral, com 12 pontos, os mesmos que os leões. SC Tomar em Barcelos, e UD Oliveirense em Braga, venceram e ocupam a liderança com 15 pontos cada.

No Dragão Arena, o ascendente foi praticamente todo do conjunto azul e branco que liderou sempre o marcador e terminou os primeiros 25 minutos com uma vantagem de três golos.

Com um início de jogo partido, o FC Porto aproveitou uma das transições e chegou ao 1-0 por intermédio de Gonçalo Alves, com cinco minutos jogados. 40 segundos depois, Verona viu o cartão azul por falta sobre Rafa e Hélder Nunes converteu o respetivo livre direto, ampliando para o 2-0. Com os dragões a dominar, e a faltarem três minutos para o descanso, Hélder Nunes aproveitou uma certa apatia leonina e serviu Mena que perfez o 3-0.

A dois minutos do intervalo, nova bola parada, desta vez para o Sporting CP por azul mostrado a Rafa, mas Nolito Romero não acertou na baliza. O golo dos leões acabou por surgir no mesmo minuto, também de bola parada convertida por João Souto, pela 10ª falta dos dragões (3-1). O Sporting pouco tempo teve para dar resposta já que, a 1’40 do apito, foi assinalado penálti a favor do FC Porto que Gonçalo Alves converteu no 4-1, resultado ao intervalo.

Nos momentos iniciais da segunda parte Hélder Nunes bisou na conversão do livre direto pela 10ª falta dos leões: o jogador conseguiu enganar Girão e rematou rasteiro para o 5-1.

O Sporting CP tentou reagir e reduziu ao minuto 13: numa saída rápida de 3 para 2 dos leões, Facu Bridge colocou em Toni Perez que, de «picadinha» ao 1º poste, marcou o 5-2. A equipa verde e branca tentou ter mais posse de bola, mas não conseguiu criar grandes lances de perigo na área portista. A 15 segundos do apito final foi assinalada a 15ª falta do FC Porto, com Nolito a stickar forte para o 5-3 que fechou a contagem do clássico.

Nos restantes jogos do fecho da jornada, destaque ainda para a vitória do SC Tomar/IPT em Barcelos, por 3-5, vitória que permite a permanência da equipa na liderança, a par com a UD Oliveirense/Simoldes.

O Tomar entrou a ganhar no primeiro minuto de jogo com golo de Filipe Almeida, mas Alvarinho empatou para o OC Barcelos, estabelecendo o 1-1 ao intervalo. No segundo tempo, Tato Ferruccio e Vieirinha voltaram a empatar (2-2), mas André Centeno, Filipe Almeida e Gonçalo Neto dilataram para o SC Tomar (2-5). Luís Querido, de livre direto fechou o resultado nos 3-5.

Ainda a norte, Famalicense AC, J. Pacense e AD Valongo receberam e venceram o HC Turquel, CH Carvalhos e Riba d’Ave por 9-4, 5-1 e 6-3, respetivamente.

Resultados | 5ª Jornada

SL Benfica 4 x 2 GRF Murches     
HC Braga SAD 3 x 5 UD Oliveirense/Simoldes
J. Pacense/Divercol 5 x 1 CH Carvalhos
OC Barcelos SAD 3 x 5 SC Tomar/IPT
FC Porto/Fidelidade 5 x 3 Sporting CP    
Famalicense AC 9 x 4 HC Turquel              
AD Valongo/Colquímica 6 x 3 Riba d’Ave HC/Sifamir

O Campeonato PLACARD regressa na próxima terça-feira com o jogo entre GRF Murches e FC Porto. No feriado dia 1, mais quatro jogos, entre eles o encontro entre UD Oliveirense/Simoldes e SL Benfica.

Consulte o calendário completo, as fichas de jogo, resultados e classificações no Portal Jogos HP.