O FC Porto/Fidelidade entrou com o patim direito na final do Playoff do Campeonato PLACARD ao vencer, esta tarde, o OC Barcelos SAD por 4-3 no jogo #1, realizado no Dragão Arena. A equipa portista está agora em vantagem na eliminatória disputada à melhor de cinco jogos.

Num início de encontro algo encaixado entre as duas formações, os dragões revelaram maior organização coletiva, enquanto o Barcelos procurava desequilibrar através das suas individualidades. A primeira grande oportunidade resultou em golo para os azuis e brancos, quando Carlo Di Benedetto recuperou a bola e, isolado, fez o 1-0, com cinco minutos no relógio.

A resposta minhota surgiu dois minutos depois, na sequência de uma transição rápida: Danilo Rampulla assistiu Pol Manrubia, que desviou de primeira ao segundo poste para o empate (1-1). A formação de Ricardo Ares voltou a adiantar-se aos 17 minutos, numa boa combinação entre Telmo Pinto e Rafa, com Pinto a finalizar com sucesso para o 2-1.

Ainda antes do intervalo, o Barcelos voltou a restabelecer a igualdade, com um remate fulminante de Rampulla ao ângulo da baliza de Malián, fixando o 2-2 ao intervalo.

No segundo tempo, o OC Barcelos desperdiçou uma boa oportunidade para passar pela primeira vez para a frente do marcador, quando Miguel Rocha rematou ao lado, na cobrança do livre direto por azul mostrado a Eze Mena.

O OCB não conseguiu aproveitar o powerplay e foram os dragões que, em inferioridade numérica marcaram: Telmo Pinto recuperou a posse de bola e em jogada combinada com Hélder Nunes, recebeu deste e isolou-se para marcar o 3-2.

Os minhotos reagiram com insistência e, a 13 minutos para o fim, voltaram a empatar através de Miguel Rocha que ficou com a bola após um primeiro remate de Pedro Silva e, num lance de insistência no centro da área portista fez o 3-3.

Três minutos depois, o Porto voltou para a frente na sequência de uma jogada triangulada em que Gonçalo colocou em Mena para este servir Rafa que emendou ao 2º poste para fazer o 4-3. Em vantagem nos minutos finais, o FC Porto esticou ao máximo o tempo de ataque e, apesar de jogar em 5×4 à entrada do último minuto do jogo, o OC Barcelos já não conseguiu o golo para novo empate que pudesse levar a partida para prolongamento.

Declarações pós-jogo:

Rui Neto, OC Barcelos

«Antes de mais, penso que foi um jogo digno de uma final, um grande jogo de hóquei. Parabéns ao Porto pela vitória. Hoje cometemos demasiados erros para um jogo de uma decisão final com uma equipa com a qualidade que o Porto tem. Agora, independentemente disso, ganhássemos nós ou o Porto, este é o primeiro jogo, ainda temos mais jogos. O Porto acabou por vencer, nós estivemos sempre atrás do resultado, foi complicado».

Ricardo Ares, FC Porto/Fidelidade

«Foi um jogo muito equilibrado, acho que as duas equipas defenderam muito bem, com dois muito bons guarda-redes. Daí que estejam estas duas equipas na final. E isto, como em todas as fases de decisão, decide-se nos pormenores. Hoje soubemos aproveitar melhor do que eles, e 1-0 no fim, na final do Playoff, e mais na final, o que conta é ganhar. Estamos muito contentes, agora é recuperar para preparar um jogo bem diferente em Barcelos».

Agenda | Final

18.06.2025 | 21h00 | OC Barcelos SAD x FC Porto/Fidelidade
22.06.2025 | 18h00 | FC Porto/Fidelidade x OC Barcelos SAD
25.06.2025 | 21h00 | OC Barcelos SAD x FC Porto/Fidelidade*
29.06.2025 | 18h00 | FC Porto/Fidelidade x OC Barcelos SAD*
*Se necessário

Acompanhe o calendário, todos os resultados, classificações e timeline em tempo real no Portal de Jogos HP ou na aplicação oficial FPP Hóquei, e confira a agenda de transmissões na FPP Tv.