Sporting CP e FC Porto/Fidelidade defrontaram-se esta tarde no jogo decisivo das meias-finais do Playoff do Campeonato PLACARD, que terminou com a vitória dos dragões, por 5-6, após penáltis.

O jogo começou com alta intensidade e, logo aos três minutos, o Sporting CP teve uma oportunidade de se adiantar no marcador, através de um penálti assinalado por falta sobre Verona. Contudo, Malián negou o golo a Rafa Bessa. O FC Porto procurou reagir, mas Girão manteve a baliza segura. Ainda assim, foi o Sporting CP a inaugurar o marcador aos seis minutos, por intermédio de Verona (1-0).

O FC Porto respondeu com eficácia e consumou a reviravolta: Gonçalo Alves surgiu por detrás da baliza e bateu Girão (1-1) e depois, num contra-ataque rápido, Edu Lamas ganhou espaço e fez o 1-2. Ainda antes do intervalo, João Souto repôs a igualdade, num lance em que Pujadas levou a bola e serviu o camisola 44 que rematou para o 2-2, resultado ao intervalo.

A segunda parte manteve um ritmo elevado. A equipa da casa entrou com maior ascendente, mas um Porto pragmático, a jogar no erro do adversário, não baixou os braços.

Aos quatro minutos, Gonçalo Alves desperdiçou um penálti, com Girão a defender, após falta de Toni Perez sobre Rafa. Doze minutos depois, foi o Sporting CP a voltar à frente do marcador: à entrada da área portista, Henrique Magalhães primeiro simulou e depois stickou para o 3-2.

O FC Porto intensificou a pressão e, a quatro minutos do fim, Gonçalo Alves rematou do «meio da rua» e Rafa agarrou a oportunidade e fez o 3-3, levando o jogo a prolongamento.

No tempo extra, os leões beneficiaram de um livre direto pela 10ª falta do FCP, mas Malián conseguiu travar a tentativa de Nolito. Nos últimos minutos, Ezequiel Mena encontrou espaço e rematou cruzado para o 3-4, mas a um minuto do final, Verona rematou e Toni Perez, à boca da baliza, fez 4-4 que obrigou à decisão por penáltis, na qual o FC Porto foi mais eficaz, convertendo dois (Edu Lamas e Gonçalo Alves), contra um do Sporting CP (Nolito Romero).

Porto e Barcelos têm encontro marcado, no próximo sábado, para o jogo #1 da final à melhor de cinco, às 15 horas, com os restantes jogos a realizarem-se a 18, 22, 25 e 29 de junho.

Consulte calendário completo da final, todos os resultados, classificações e timeline em tempo real no Portal de Jogos HP ou na aplicação oficial FPP Hóquei, e confira a agenda de transmissões na FPP Tv.