O quarto jogo das meias-finais do Playoff do Campeonato PLACARD foi decidido nas grandes penalidades, após empate no tempo regulamentar e prolongamento, entre FC Porto e Sporting CP. Com 4-4 no tempo regulamentar e 5-5 após prolongamento, os dragões foram mais eficazes nos penáltis, consumaram a reviravolta e forçaram o jogo da «negra».
Foi uma partida digna de um Playoff, com todos os ingredientes necessários: emoção, incerteza até ao fim e uma reviravolta no marcador. Ciente de que uma vitória no Dragão Arena garantiria o apuramento, o Sporting CP entrou em rinque mais pressionante e chegou ao golo com seis minutos no relógio, na sequência de uma jogada de insistência de Rafa Bessa e Toni Perez, com finalização de Bessa para o 0-1.
O FC Porto sentiu o golo e o Sporting aproveitou e dilatou três minutos depois: Roc Pujadas sozinho na área portista recebeu de Verona e fez 0-2. Os leões poderiam ter aumentado a vantagem logo de seguida, por penálti assinalado a falta de Edu Lamas sobre Pujadas, no entanto Malián ganhou o duelo frente a Verona.
Ricardo Ares foi sancionado com cartão azul por protestos, mas os azuis e branco resistiram ao período de inferioridade numérica. No entanto, acabados de recuperar o quarto jogador, foi a vez de Carlo Di Benedetto ser punido com a cartolina azul por engachamento a Nolito dentro da área portista. Chamado para converter o penálti, Nolito rematou ao ferro.
A nove minutos do intervalo, foi mostrado o azul a Toni Perez e, a cinco segundos de terminar o powerplay portista, Di Benedetto rematou forte para o 1-2, resultado com que as equipas foram para o descanso.

©FPP | 2024/25 | Campeonato Placard | Playoffs – Meias-Finais – Jogo 4 | 2025/06/07 | FC Porto x Sporting CP
O segundo tempo iniciou com maior equilíbrio. Aos cinco minutos o Sporting cometeu a 10ª falta que Gonçalo Alves não desperdiçou rematando ao canto superior direto da baliza de Girão, devolvendo a igualdade ao marcador e relançando o jogo (2-2).
O Porto começou a pressionar e a chegar mais perto da baliza leonina, no entanto foi o Sporting a passar para a frente do marcador. O 2-3 surgiu de bola parada convertida por João Souto, por azul mostrado a Ezequiel Mena após um lance na tabela com Pujadas e, o 2-4 chegou na sequência de uma recuperação de bola e saída em transição rápida de Verona, que cruzou depois ao segundo poste onde estava Toni Perez para finalizar de primeira.
Na 10ª falta portista Malián viu o azul por protestos e Leonardo Pais levou a melhor sobre Nolito. Já na 15ª falta leonina, Gonçalo Alves não vacilou e encurtou distâncias para o 3-4. No minuto seguinte, o capitão portista voltou a faturar e igualou a partida a quatro bolas, quando faltavam menos de cinco minutos para o final, levando o jogo a prolongamento.
Na primeira parte do tempo extra, Di Benedetto desviou um remate de Gonçalo Alves para o fundo da baliza do Sporting e colocou o Porto em vantagem. Na segunda metade, o engachamento de Rafa a Nolito valeu o cartão azul ao jogador portista (1’43). Leonardo Pais entrou e defendeu a tentativa de João Souto.
Com 1’15 para jogar, Edo Bosch retirou Girão e o Sporting arriscou com cinco jogadores de campo contra três e, a oito segundos do apito, Verona rematou forte para o 5-5, obrigando à decisão através de penáltis, onde o FC Porto marcou dois (Gonçalo Alves) e o Sporting um (Rafa Bessa).
O quinto e decisivo encontro entre FC Porto e Sporting CP realiza-se na próxima terça-feira, às 15h00.
Acompanhe o calendário, todos os resultados, classificações e timeline em tempo real no Portal de Jogos HP ou na aplicação oficial FPP Hóquei, e confira a agenda de transmissões na FPP Tv.