Já estão definidas as quatro equipas que vão disputar as meias finais do play-off do Campeonato PLACARD. Ao OC Barcelos SAD, Sporting CP e SL Benfica junta-se o FC Porto/Fidelidade, depois de ter vencido a UD Oliveirense, por 4-2, no jogo três dos quartos.
A UDO entrou melhor no rinque do Dragão Arena e, depois de ameaçar por três vezes a baliza de Xavi Malián, chegou ao golo através de um remate de Tomás Pereira, em que o guardião do FCP não viu a bola partir. Malián ainda tocou na bola, mas não conseguiu evitar o primeiro, com apenas três minutos jogados (0-1).
Na resposta o FC Porto acelerou o ritmo e chegou ao empate, ao minuto 19, com um remate forte de longe de Rafa (1-1). A partida seguiu a bom ritmo e intensidade, com ambos os conjuntos a procurar as balizas adversárias, mas com ligeiro ascendente dos dragões que criavam oportunidades e iam conseguindo anular os ataques da UDO.
Numa altura do jogo em que o caudal ofensivo era maioritariamente portista, uma perda de bola dos dragões permitiu à UDO sair num 2 para um, que acabou por resultar no segundo dos visitantes: depois de uma primeira defesa de Malián, a bola sobrou para Lucas Martinez que, no sítio certo rematou para o 1-2, resultado com que as equipas recolheram aos balneários.
O tempo complementar iniciou com a UDO a tentar defender ao máximo a vantagem mínima procurando sair no contra-ataque, enquanto o FCP ameaçava com mais situações de perigo, ainda que sem finalizar. Os dragões acabaram por chegar ao empate, ao minuto 12, na sequência de penálti assinalado à UDO, por toque na área a Mena. Chamado a converter, Gonçalo Alves não desperdiçou e empatou novamente a dois golos.
Se até aqui o jogo continuou encaixado, com as defesas a sobreporem-se aos ataques, a partir dos cinco minutos finais o jogo ficou mais partido, com as equipas a arriscar mais e a tentar evitar o prolongamento.
A pouco mais de três minutos para o apito final, Carlo di Benedetto surgiu sozinho na área da Oliveirense e, no 1 para 1 com Diogo Alves marcou o 3-2, colocando o FC Porto em vantagem pela primeira vez no marcador (3-2). A UDO arriscou tudo, tirou Diogo Alves da baliza e o FC Porto aproveitou, com Gonçalo Alves a recuperar uma bola e a rematar, antes da linha do meio campo, para o 4-2 final, a menos de um minuto do fim.
As meias finais do play-off vão disputar-se à melhor de cinco jogos, com o jogo um marcado para este sábado, às 15 horas.
Agenda | Meias finais |20, 24, 28, 31 de maio e 4 de junho)
Jogo #1
20/05/2023 | 15h
SL Benfica x FC Porto/Fidelidade
Sporting CP x OC Barcelos SAD