A prova rainha do hóquei em patins feminino entra na fase decisiva com a disputa da Final Four, que decorre no Pavilhão Municipal de Vila Nova de Famalicão. As meias-finais jogam-se esta sexta-feira, com quatro equipas a lutar por um lugar na final de sábado, às 20h00.

A Stuart HC Massamá e SL Benfica abrem a jornada

Na primeira meia-final, A Stuart HC Massamá mede forças com o SL Benfica. A formação de Massamá chega a esta fase depois de ultrapassar a A Académica C nos oitavos de final e o CH Carvalhos nos quartos, enquanto o SL Benfica afastou a ACD Gulpilhares e a Escola Livre A.

Pedro Favinha, treinador da A Stuart HC Massamá, reconhece o desafio que tem pela frente:

«Vamos jogar contra uma equipa que ainda não perdeu esta época, com a qual ainda não conseguimos ganhar. Vai ser um jogo muito difícil, mas não vamos entrar derrotados: vamos entrar com muito caráter e com muita personalidade, apesar de que não estamos a ter um campeonato nesta parte final condizente com o valor do nosso plantel, mas acredito que vamos mostrar valor e qualidade e fazer jus ao hóquei feminino e mostrar que na Stuart também se trabalha bem».

Confiante no grupo que lidera, o técnico reforça:

«Temos excelentes jogadoras, mulheres com muito caráter. Vamos jogar com as armas que temos, vamos dar o nosso melhor e com isso dignificar a Stuart, as próprias jogadoras e o hóquei feminino».

Do lado do SL Benfica, Paulo Almeida, treinador do conjunto da Luz, mantém o foco no objetivo:

«É uma equipa que o Benfica já conhece, elas também já conhecem o Benfica, mas é uma meia-final da Taça de Portugal, todo o cuidado é pouco. O Benfica vai para esta Final Four com o intuito de chegar à final, e nós aqui costumamos dizer que as finais não são para se jogar, são para se ganhar».

O técnico sublinha ainda a ambição contínua das suas atletas:

«É mais uma motivação elas continuarem, ano após ano, a ganhar todas as competições a nível nacional e querem ganhar outra vez a Taça de Portugal, é esse o seu objetivo».

AE Física D e AD Sanjoanense/Delba lutam pelo segundo lugar na final

A segunda meia-final coloca frente a frente a AE Física D e a AD Sanjoanense/Delba. A formação de Torres Vedras chega a esta fase depois de eliminar o Vila Boa do Bispo e o CENAP, enquanto a equipa de São João da Madeira superou o GD Criar-T e o HC Turquel.

Vítor Sousa, treinador da Física, antecipa um desafio difícil:

«Aquilo que esperamos deste jogo são dificuldades pelo nível que reconhecemos na nossa adversária, pelo percurso que tem feito não só durante esta época, mas por tradição na modalidade, inclusive na Taça que já conquistou por uma vez».

Ainda assim, acredita na competitividade da sua equipa:

«Identificamos naturalmente também algumas situações em que podemos equilibrar e poder disputar o jogo. Vamos tentar anular os pontos fortes desta equipa que é muito bem orientada e tem um plantel muito rico, mas nós também teremos uma palavra a dizer e teremos as nossas armas para poder levar de vencida a Sanjoanense e fazer ainda mais história ao estar presente nesta final».

Marco Lopes, técnico da AD Sanjoanense, vê a presença nesta fase como um reflexo do trabalho da época:

«É um prémio do nosso trabalho diário, que está assente numa mística de trabalho em que os nossos resultados têm sido positivos, e a Final Four é outra competição na qual nós estamos para ganhá-la e, acima de tudo, que as miúdas se divirtam e dignifiquem da melhor forma a Sanjoanense».

Sobre a equipa adversária, o treinador deixa elogios e antecipa dificuldades:

«Vai ser um jogo complicado. A Física tem um grupo de jogadoras jovens, com qualidade e está bem orientada. O treinador também é um treinador jovem, mas ambicioso e está a fazer um bom trabalho na Física. Vamos focados naquilo que é o nosso trabalho e naquilo que temos de preparar para os jogos que vamos ter pela frente e focadas na Física».

E acrescenta:

«Comprometemo-nos em dar o nosso melhor que passa sempre por ganhar todos os jogos e a Taça de Portugal é um sonho que nós temos e vamos atrás desse sonho».

Agenda | Final Four
Meias-finais

16.05.2025
18h30 | A Stuart HC Massamá x SL Benfica
21h30 | AE Física D x AD Sanjoanense/Delba

Final
17.05.2025 | 20h00

Acompanhe o calendário, todos os resultados, classificações e timeline em tempo real no Portal de Jogos HP ou na aplicação oficial FPP Hóquei, e assista à spartidas na FPP Tv.