A Skateinstan é uma organização sem fins lucrativos que atua junto das crianças do Afeganistão, Cambodja e África do Sul, combinando a prática do skate com uma educação baseada nas artes e no desenvolvimento da criatividade.

De partida para o Afeganistão, em missão a 21 de julho, o Centro de Tropas de Operações Especiais do Exército desafiou algumas marcas e a Federação de Patinagem de Portugal a doarem material desportivo de skate para entregar à Skateinstan presente em Cabul. A entrega do material aconteceu este sábado à tarde, no skatepark do Parque das Gerações, em São João do Estoril.

Luís Sénica, presidente da FPP, entregou o material doado pela Federação – material desportivo das seleções nacionais, 4 tábuas de skate e 10 skates – e, em declarações, assumiu que a FPP “se associou desde o primeiro momento, por considerar de extrema importância que dentro de um cenário de guerra possa existir esta oportunidade da prática de uma atividade desportiva que, de alguma maneira, possa dar alguma alegria às crianças”.

No evento, esteve também presente o skater português Gustavo Ribeiro, 3.º no ranking mundial, que autografou os skates e tábuas de skate que serão entregues à Skateinstan. Gustavo Ribeiro referiu que “esta inciativa é importante para dar oportunidades a pessoas que vivem em contextos desafiantes“, reforçando o papel deste projeto junto das raparigas, cativando assim mais mulheres para a prática do skate.

O Coronel Matias, comandante do Centro de Tropas de Operações Especiais, agradeceu a disponibilidade das entidades na doação de material, considerando que a colaboração destas entidades “vai fazer com que as crianças de Cabul se sintam melhores e honra o exército português e Portugal”.

Se quiser saber mais sobre este projeto Skateinstan, pode ver os seguintes documentários:

  • Land Of Skate
  • Learning to Skateboard in a Warzone (If You’re a Girl) – vencedor do óscar para melhor documentário 2019. Pode ver o trailer aqui.

(Fotografias Catarina Maria | FPP)

Categorias: FPPSkate