Realizou-se na passada segunda-feira, no Casino do Estoril, a Gala da Patinagem 100 Anos FPP. Em 2023, a Patinagem em Portugal conquistou 39 medalhas em Campeonatos do Mundo e da Europa: 9 medalhas na Patinagem de Velocidade, 24 na Patinagem Artística e 6 medalhas no Hóquei em Patins.

Além do reconhecimento aos atletas que conquistaram lugares de pódio em Campeonatos do Mundo e da Europa, na época passada, a gala foi marcada por vários momentos, como a atribuição dos Troféus Serpa e a homenagem à seleção de 1947, que conquistou o 1º título internacional da FPP.

No evento estiveram presentes Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais, o Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, assim como várias personalidades como presidentes e representantes das várias federações, câmaras municipais, associações territoriais, clubes, atletas e equipas técnicas das seleções nacionais, entre muitos que se quiseram juntar a esta noite de júbilo para a Patinagem em Portugal.

Luís Sénica no discurso de abertura da Gala Da Patinagem 100 Anos FPP

Luís Sénica, presidente da FPP,  abriu a cerimónia com um discurso marcante e emotivo que, não só celebrou estes 100 anos de história, como enfatizou o foco no futuro.

O presidente da FPP recordou todos os presidentes de direção desde 1924, reconhecendo neles «todos os que fizeram da Patinagem a sua paixão» e que «ajudaram ao seu crescimento e desenvolvimento ao longo destes 100 anos e que nos permitiram ter uma das Modalidades mais ganhadoras em Portugal», o que se comprova «pela extensa lista de títulos conquistados 914 pódios a dezembro de 2023, sendo 306 de ouro, 322 de prata e 286 de bronze».

Num dos momentos altos da noite, Luís Sénica fez questão de prestar «honra e glória a todos os campões, felizmente muitos nesta sala» e, com orgulho, destacar a presença de Amadeu Bouçós, pedindo uma grande ovação «em nome de todos os campeões da Patinagem ao longo destes 100 Anos». Bouçós, de 89 anos, «é o nosso internacional mais antigo vivo que, entre muitos jogos pela nossa seleção, participou na vitória de Portugal por 3-1 frente à Espanha, na final do campeonato do Mundo de 1960, a nossa primeira vitória em Espanha», sublinhou.

Amadeu Bouçós, de 89 anos, foi ovacionado por todos os presentes na gala

Luís Sénica partilhou ainda com os presentes que acredita «numa visão compartilhada das nossas disciplinas, numa visão de oportunidades, numa modalidade feita por homens solidários e fraternos» e ainda que «a Patinagem, é jovem, ecológica, urbana e que tem futuro», e sublinhou que «dizer que a nossa visão para o futuro é melhor, não é dizer que vencemos sempre».

«Precisamos verdadeiramente de continuar a longa caminhada iniciada há 100 anos pelos homens de visão que fundaram esta casa, não nos deixemos iludir pelo Canto da Sereia e muito menos pelos velhos do Restelo, mas tenhamos a coragem de forma justa, equilibrada, fundamentada, objetiva, contextualizada, ativa e criteriosa, de dizer e assumir o que precisa de ser feito», enfatizou.

Para além do momento dos Reconhecimentos de Mérito pelas conquistas nos campeonatos da Europa e do Mundo, a todos os atletas medalhados e respetivo staff, assim como à arbitragem e aos juízes das diferentes disciplinas da Patinagem, a Gala da Patinagem 100 Anos FPP teve ainda vários momentos de destaque.

Selos da República dedicados aos 100 Anos da FPP

Também os CTT se juntaram a esta celebração com a emissão de selos dedicados ao centenário da FPP. Na gala realizou-se a cerimónia de entrada em circulação desta coleção de quatro selos que pretende celebrar a tradição do Hóquei em Patins, a estética da Patinagem Artística, a dinâmica da Patinagem de Velocidade e a irreverência do Skateboarding.

Raul Moreira, diretor de Filatelia dos CTT, explicou o enquadramento histórico, procedendo-se depois à assinatura dos sobrescritos de 1º dia da emissão.

Melhor Marcador do Campeonato PLACARD

Com 55 golos marcados em 33 jogos, Gonçalo Alves, foi distinguido como o melhor marcador do Campeonato PLACARD na época passada. A distinção foi entregue para subdiretora de Marketing e Comunicação dos Jogos Santa Casa.

A distinção de melhor marcador foi entregue pela subdiretora de Marketing e Comunicação dos Jogos Santa Casa, Sílvia Santos

Homenagem à 1ª Seleção Nacional campeã do Mundo e da Europa

Um dos momentos altos da cerimónia foi a homenagem prestada pela FPP à seleção nacional de 1947, que conquistou o primeiro título internacional da FPP, como campeã do Mundo e da Europa de Hóquei em Patins, recebida pelos seus representantes no palco.

Luís Sénica explicou que os elementos da seleção de 1947 «foram, no meu entender, os verdadeiros aceleradores dos sucessos do hóquei em patins e da patinagem em Portugal» e que «foram verdadeiros exemplos para a construção de uma grande modalidade e ofereceram muita energia, tempo e um amor sem limites, amor que multiplica as forças, pois estou certo, que quando não se ama, nunca se trabalha o suficiente para se ser grande e estes homens foram grandes à sua época e continuam grandes na dimensão da nossa história, 100 anos depois».

Homenagem à Seleção Nacional de 1947, recebida pelos familiares e representantes dos primeiros campeões do mundo e da Europa

«Falar dos campeões do mundo e da Europa de 1947, é avivar a memória coletiva daqueles que forneceram o combustível emocional, para as nossas vitórias, é falar daqueles que nos ajudaram a disparar todos os nossos circuitos, a aperfeiçoar as nossas capacidades, em suma, a melhorar. Acredito que não existem vitórias desportivas sem espiritualidade, sem ideal, sem grandeza de alma e a Seleção de 1947 é certamente exemplo disso», disse o presidente da FPP.

Livro 100 Anos FPP

Foi também apresentado na gala, pelo seu autor, Luís Gouveia, o Livro dos 100 anos da FPP. Este é o Livro que percorre todos os caminhos que nos trouxeram até ao que somos hoje, uma obra que nos recorda de onde viemos, por onde patinámos e a identidade que construímos.

O autor, Luís Gouveia, apresentou o Livro dos 100 Anos da FPP

Moeda Comemorativa dos 100 Anos da FPP

Desde esta segunda-feira que está também disponível para ser adquirida, a moeda comemorativa do centenário da FPP. Desenhada por Ana Seixas, retrata dinamicamente as modalidades representadas pela FPP, numa homenagem à promoção do desporto e excelência.

Dora Moita, Presidente do Conselho de Administração da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, apresentou a moeda comemorativa dos 100 Anos da FPP

A noite terminou com a entrega dos Troféus Serpa, que celebram a excelência, a dedicação, o trabalho e o compromisso que os premiados representam na Patinagem e nas suas disciplinas, em Portugal. São entregues ao melhor treinador, atleta revelação, atleta feminina e atleta masculino.

Confira abaixo a lista dos premiados com o Troféu Serpa:

Skateboarding:

  • Pedro Roseiro – Treinador
  • Maria do Carmo Gautier – Jovem Revelação
  • Gabriel Ribeiro – Atleta Masculino
  • Matilde Ribeiro – Atleta Feminino

Patinagem de Velocidade

  • Alípio Silva – Treinador
  • Afonso Silva – Jovem Revelação
  • Marco Lira – Atleta Masculino
  • Francisca Henriques – Atleta Feminina

Hóquei em Patins

  • Nuno Resende – Treinador
  • Martim Costa – Jovem Revelação
  • Gonçalo Alves – Atleta Masculino
  • Ana Catarina Ferreira – Atleta Feminina

Patinagem Artística

  • Daniela Pinto – Treinador
  • Mariana Pinheiro – Jovem Revelação
  • Pedro Walgode – Atleta Masculino
  • Madalena Costa – Atleta Feminina
Categorias: FPP