Realizou-se ontem, no Centro Multimeios de Espinho, a Gala da Patinagem 2023. No evento prestou-se homenagem e reconhecimento aos atletas que conquistaram lugares de pódio em Campeonatos do Mundo e da Europa, na época passada, valorizando o nome de Portugal.
Em 2022, a Patinagem em Portugal conquistou 35 medalhas em Campeonatos do Mundo e da Europa: 18 medalhas na Patinagem Artística, 13 medalhas na Patinagem de Velocidade, 3 medalhas no Hóquei em Patins e 1 medalha no Skateboarding.
No evento esteve presente o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, que atribuiu aos irmãos Pedro Walgode e Ana Walgode o Reconhecimento de Honra pelo título nos Jogos Mundiais 2022, em Birminghan – EUA na especialidade de Pares de Dança.
A cerimónia foi marcada por dois momentos principais. O primeiro, os Reconhecimentos de Mérito pelas conquistas nos campeonatos da Europa e do Mundo, a todos os atletas medalhados e respetivas equipas técnicas, clínicas e de apoio, que contribuíram para os sucessos alcançados. O mérito e a excelência também se estenderam à arbitragem e aos juízes das diferentes disciplinas da Patinagem.
O segundo, a entrega dos Troféus Serpa, que premeiam a excelência, a dedicação, o trabalho e o compromisso que os premiados representam na Patinagem e nas suas disciplinas, em Portugal, entregues ao melhor treinador, atleta revelação, atleta feminina e atleta masculino.
Na ocasião, o presidente da Federação de Patinagem de Portugal, Luís Sénica, sublinhou que «somos hoje a Casa da Patinagem, sem sofismas, sem demagogias, plenos de convicção e de vontades, conscientes que nem sempre o caminho é o mais fácil, mas dotados de uma energia e de uma transparência que nos permite continuar a desenhar o futuro desta Instituição».

“Manteremos a nossa determinação em acrescentar valor a Portugal através da Patinagem!” Luís Sénica, Presidente da FPP (©FPP)
Luís Sénica destacou que, apesar do ano de 2022 ter sido «de enorme desgaste humano e económico, merece o nosso reconhecimento como um dos melhores de sempre da Patinagem», fazendo questão de exultar «os resultados internacionais das nossas disciplinas» com 55 medalhas conquistadas, sendo que «35 delas foram conquistadas em Europeus e Mundiais, sendo 20 de ouro, 15 de prata e 20 de bronze».
No seu discurso na gala, João Paulo Correia frisou que a sua presença no evento «é desde logo um ato de reconhecimento pelo trabalho que tem sido feito pela Federação e também um ato de reconhecimento e agradecimento pelo contributo que a Patinagem tem dado ao desporto português».

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, recebeu a Camisola “Patino pela Ética no Desporto” e o Stick Comemorativo da conquista do 1º Título Mundial do Presidente da FPP, Luís Sénica (©FPP)
O Secretário de Estado salientou que «foram muitos os momentos de alegria e de inspiração dos êxitos internacionais das nossas seleções, que acabaram por marcar o desporto português» e aproveitou também para agradecer «aquilo que tem sido o trabalho, aplicação e dedicação dos nossos praticantes da patinagem, nas diversas vertentes» que têm contribuído para a afirmação da patinagem em termos internacionais».
Confira abaixo a lista dos premiados com o Troféu Serpa:
Skateboarding
- Paulo Ribeiro – Treinador
- Pacal Teixeira – Jovem Revelação
- Matilde Ribeiro – Atleta Feminino
- Gustavo Ribeiro – Atleta Masculino
Patinagem Artística
- Filipe Sereno – Treinador
- Vítor Castro – Jovem Revelação
- Ana Walgode – Atleta Feminina
- Pedro Walgode – Atleta Masculino
Hóquei em Patins
- Ricardo Ares – Treinador
- Vítor Oliveira – Jovem Revelação
- Sofia Moncóvio – Atleta Feminina
- João Rodrigues – Atleta Masculino
Patinagem de Velocidade
- Alípio Silva – Treinador
- Francisca Henriques – Jovem Revelação
- Jéssica Rodrigues – Atleta Feminina
- Miguel Bravo – Atleta Masculino