A fechar a 15ª jornada do Campeonato PLACARD, Sporting CP e SL Benfica terminaram o dérbi empatados a uma bola, numa partida em que ambos os guarda-redes foram as estrelas maiores do jogo. No clássico nortenho, o FC Porto/Fidelidade venceu em casa da UD Oliveirense/Simoldes, por 1-2.
No pavilhão João Rocha, assistiu-se a um dérbi digno do nome, com um hóquei praticado bastante intenso, aberto e apostado nas transições. Logo com apenas um minuto e meio de jogo foi assinalado penálti a favor do Sporting CP, com Pedro Henriques a negar o golo a Alessandro Verona. Um minuto depois, Gonçalo Pinto viu o cartão azul por falta cometido sobre Rafa Bessa. Chamado a converter o respetivo livre direto, Nolito Romero não desperdiçou e colocou os leões em vantagem (1-0).
As águias responderam de imediato colocando mais pressão nos jogadores leoninos e Girão foi obrigado a intervir e conseguiu negar o golo do empate.
A partida continuou num ritmo alto e partida, com as equipas a procurar o caminho para o golo: Diogo Rafael tentou surpreender e rematou ao poste e, na resposta em transição dos leões, Pedro Henriques evitou o golo de Bridge, aos sete minutos da primeira parte.
Foi na sequência de um passe cirúrgico de Zé Miranda que Lucas Ordoñez igualou a partida, a faltarem 15 minutos para o descanso. Segundos depois, foi mostrado o azul a Nolito, mas desta vez Ordoñez não conseguiu ultrapassar Girão. Ambos os guarda-redes ainda defenderam um livre direto cada um e as equipas foram empatadas a uma bola para o intervalo.
No segundo tempo o jogo baixou um pouco o ritmo, até aos dez minutos, momento em que João Souto assistiu Roc Pujadas para o 2-1. O tempo de festejo foi curto porque, segundos depois, Lucas Ordoñez bisou de «picadinha» e voltou a empatar a partida, a duas bolas.
Insatisfeitos com o empate, os dois conjuntos a procuraram o golo que não aconteceu. Facu Bridge rematou ao lado no penálti assinalado por falta de Diogo Rafael, e Girão negou o golo a Bargalló pelo livre direto da 10ª falta do Sporting. A dois minutos do fim, as águias beneficiaram de um penálti, mas João Rodrigues também não acertou na baliza e, na recargam Girão defendeu. No último minuto, foi Pedro Henriques o protagonista por negar o golo a João Souto, com a defesa do livre direto pela 10ª falta dos leões e defender o remate de Facu Bridge a 10 segundos do apito. O SL Benfica segue em 1º lugar da Fase Regular com 38 pontos, e o Sporting em segundo, com 37.
Nos restantes jogos do dia, o FC Porto/Fidelidade, terceiro classificado, com 36 pontos, venceu a UD Oliveirense, pela margem mínima de 1-2. A equipa da casa colocou-se em vantagem com golo de Bruno Di Benedetto, no entanto Gonçalo Alves empatou a fechar a primeira metade. Na segunda parte, o capitão portista bisou para o 1-2 e fechou o resultado. A UDO ocupa a 5ª posição, com 23 pontos.
Nota ainda para a vitória do OC Barcelos SAD (4ª lugar, 29 pontos) frente ao último classificado GRF Murches, por 6-2 e para o empate a três bolas em casa da AD Valongo/Colquímica com a AD Sanjoanense.
Acompanhe todos os resultados, classificações e timeline em tempo real no Portal de Jogos HP ou na aplicação oficial FPP Hóquei, e confira a agenda de transmissões na FPP Tv.