O presidente da Federação de Patinagem de Portugal (FPP), Luís Sénica, recebeu o atleta Gustavo Ribeiro, que vai representar Portugal nos Jogos Olímpicos de Tóquio, na estreia do skateboarding, como desporto olímpico. Na receção estiveram ainda presentes Nuno Ferrão, diretor técnico nacional, e Paulo Ribeiro, do Comité de Skate da FPP.

Gustavo assegurou a presença em Tóquio 2020 com o quinto lugar no ranking de qualificação, com 88.320 pontos. Uma lesão num ombro afastou-o do Campeonato do Mundo, forçando a uma paragem de um mês, não tendo pontuado e estabelecendo assim o quinto lugar no ranking.

Na ocasião, Luís Sénica dirigiu algumas palavras ao atleta e lembrou que a decisão do skateboarding marcar presença, na etapa do campeonato do mundo no Brasil, foi o marco que determinou o início «efetivamente do teu e do nosso sonho olímpico» numa «prova fantástica em que acreditámos que havia ali um caminho a percorrer».

O Presidente da FPP acredita que Gustavo vai ser «um grande exemplo para as nossas disciplinas todas, para o foco, para a perspetiva de um sonho que, pode não ser olímpico para as outras disciplinas, mas que obrigatoriamente tem de ser de determinação e trabalho». E salientou que não existe qualquer tipo de pressão: «não te vou pressionar, em nome da Federação, não vou dizer que tenho grandes expectativas. A nossa grande vitória – a tua grande vitória – é já a tua presença. Tudo aquilo que conseguires sonhar, que conseguires potencializar depois na quadra, dará um resultado final que eu espero que seja o melhor possível para ti. E sendo o melhor possível para ti, é o melhor possível para nós».

Luís Sénica desejou «a melhor sorte de todas, que tudo corra bem e que representes condignamente a Federação, mas essencialmente, o teu país» e aproveitou para entregar ao atleta «três coisas que me dizem muito a mim e creio que vão dizer muito a ti: a primeira, é a bandeira nacional que é aquilo que nos move. Levas contigo para te dar o alento, que vais representar Portugal e todo o imaginário de pessoas que acreditam em ti. A segunda, que não é menos importante no contexto, é a nossa bandeira da casa, que ficará como tua e que espero que tenhas orgulho em representá-la, como sei que tens. E a terceira é mais simbólica, que é o nosso galhardete».

Gustavo Ribeiro agradeceu todo o apoio nesta «experiência nova que não vai ser fácil de todo, mas nada é impossível. Se nós acreditarmos já é um passo em frente e o mais importante é lutarmos pelas nossas capacidades e correr mal, ou correr bem, vamos estar lá e o futuro tudo dirá».

O skateboarding em Portugal, está sob a alçada da Federação de Patinagem de Portugal (FPP), que fez uma clara aposta na promoção da modalidade.

Gustavo Ribeiro parte dia 17 para Tóquio, onde vai competir no dia 25, na prova de street. Os Jogos Olímpicos vão ser disputados de 23 de julho a 8 de agosto.

Categorias: Skateboarding

0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Playniak

Patrocinador Oficial do Skate