Decorreu em Lagos, no primeiro fim de semana de abril, a 19ª edição do Torneio Internacional Terras do Infante que incluiu a 2ª etapa da Taça da Europa de Patinagem de Velocidade, com todos os recordes de participação a serem batidos: 631 patinadores, oriundos de 27 países, em representação de cerca de centena e meia de clubes.
As provas decorreram num ritmo impressionante com grandes marcas/tempos, muito perto dos recordes da Pista, sobretudo nos 1000m em Seniores masculinos, e nos 10Km de Seniores femininos.
No ranking final do Terras do Infante, Giuseppe Bramanti e Keily Delgado foram os vencedores. Em masculinos, Marco Lira foi 3º e, em femininos, Jéssica Rodrigues foi 19ª.
Em Juniores, João Jesus do CDR Santanense ficou em 3º lugar e, em femininos, a melhor portuguesa foi Francisca Henriques, do CS Marítimo, em 6º lugar.
Na Taça da Europa, a classificação divide-se em distâncias curtas e longas, e os melhores portugueses foram Marco Lira (5º/7º, seniores), Jéssica Rodrigues (12ª/24ª, seniores), João Jesus (3º/8º, juniores), Francisca Henriques (5ª/13ª, Juniores), Filipe Loureiro (2º/4º, juvenis), Maria Dias (2ª) e Clara Pereira (4ª) também em juvenis e, em cadetes, Rafael Silva (4º) e Martim Dias (3º) e Mariana Carvalho (15ª) e Carolina Albino (16ª).
Assim, para os patinadores portugueses na Taça da Europa tivemos medalhas de prata para Maria Dias e Filipe Loureiro, ambos do Roller Lagos CP e bronze para João Jesus do CDR Santanense e Martim Dias, do Roller Lagos CP.
Na prova da Maratona masculina, com 125 participantes à partida, o espetáculo foi dado pelo lacobrigense Miguel Bravo (Mariani World Team), a repetir o triunfo de 2023, mas agora chegando isolado após uma fuga muito madrugadora. Na última volta, Bravo, que foi sempre o que mais trabalhou na fuga, distanciou-se no início da íngreme subida, indo sempre a ganhar segundos.
Na Maratona feminina, com 76 patinadoras à partida, as melhores portuguesas foram Andreia Canha em 18º lugar, 1h23,34 e Jéssica Rodrigues, com 1h24,09.