A 5ª jornada do Campeonato Nacional da 2ª Divisão ficou concluída na noite desta quarta-feira, com AJ Viana e Sporting CP B a manterem-se na liderança das zonas Norte e Sul, respetivamente.

A Norte, a AJ Viana continua invicta na competição, somando a quinta vitória consecutiva, desta vez na receção ao Famalicense AC, por 7-2. Ao intervalo a equipa minhota já vencia por 5-1 e entrou a marcar na segunda parte. Juanjo López ainda reduziu para o Famalicense, mas Diogo Gonçalves fechou o marcador.

Atrás na classificação seguem AD Valongo B e FC Porto B, ambos com 12 pontos. O Valongo B recebeu e venceu o CP Sobreira por 4-1 com dois golos no primeiro tempo de Liloann Gélébart e João Pereira. Kiko Pinto dilatou para o 3-0 abrir o segundo tempo e, aos 11 minutos foi sancionado com o cartão azul. Em vantagem numérica o Sobreira reduziu por Filipe Ribeiro, mas a terminar a partida, Kiko Pinto bisou e selou o resultado.

O FC Porto B venceu o SC Marinhense por 4-3, num encontro equilibrado e com incerteza até ao apito final. Os dragões foram para o intervalo a vencer por 2-1. Rodrigo Morais dilatou para o 3-1 e Gonçalo Domingues encurtou distâncias com o 3-2. A faltarem três minutos para o apito final, Tiago Saraiva fez o 4-2, mas marinhense lutou até ao fim e reduziu por Gonçalo Domingues no último minuto. Ainda tirou o guara-redes e apostou no 5×4, mas o resultado já não sofreu alterações.  

A UD Oliveirense/Simoldes B somou uma vitória expressiva por 8-3 frente ao OH Sports. Depois de um primeiro tempo equilibrado (1-1), a equipa da casa foi mais eficaz no segundo, marcando sete golos — três deles de bola parada.

Em Barcelos, a equipa B e o HA Cambra empataram a três bolas. Empate também para a A Académica C frente à AA Espinho (1-1): Francisco Monteiro inaugurou o marcador para os estudantes, mas Xavi Pinho restabeleceu a igualdade a três minutos do fim. No reduto do Termas OC, o CI Sagres conquistou um ponto ao empatar 2-2, depois de ter estado em desvantagem ao intervalo (1-0).

A AJ Viana lidera isolada com 15 pontos, seguida pela AD Valongo B (2º) e FC Porto B (3º), ambos com 12.

Na Zona Sul, o Sporting CP B viu travada a sua série de vitórias, ao empatar 3-3 na deslocação ao reduto da AACD/Remax Mosteiro. Guilherme Caetano marcou, de penálti, o único golo do primeiro tempo. Na segunda metade Caetano bisou igualmente de penálti já depois do guardião da casa ter negado o golo pelo livre direto da 10ª falta. Também de bola parada, a AACD devolveu o empate ao marcador com golos de Hernâni Diniz e Thomas Molina (2-2). A dois minutos do apito final, Martim Lopes fez o 2-3. No minuto seguinte o Sporting ficou em underplay por azul mostrado a Miguel Franco e Hernâni Diniz restabeleceu a igualdade (3-3), a 50 segundos do apito final.

O Candelária SC segue na perseguição ao líder, com apenas um ponto de diferença. A formação açoriana venceu o S. Alenquer B por 5-1. Ao intervalo a  equipa da casa vencia por 2-1. No segundo tempo os visitantes não conseguiram contrariar o jogo da equipa da casa que dilatou o marcador com mais três golos.     

No dérbi da Linha, CD Paço de Arcos e AD Oeiras empataram 5-5. O CDPA chegou a estar a vencer por 5-2, mas a AD Oeiras conseguiu igualar nos minutos finais, com golos de António Estrela e Filipe Martins.

O Criar-T/Oleofluxo venceu o GRF Murches por 5-3, depois de uma primeira parte equilibrada (2-2). Matias Maldonado e Filipe Bernardino assinaram os golos decisivos na segunda metade.

Em Almeirim, o HC “Os Tigres”/Work Permit deu a volta ao marcador frente ao UF Entroncamento/Entrosegur e venceu por 5-3. A equipa visitante vencia ao intervalo (2-3), mas os Tigres aproveitaram um powerplay para virar o jogo, com golos de Afonso Boavida e Miguel Rodrigues. Chiquitita fechou as contas com o 5-3 no último minuto da partida.

Em Lisboa, o SL Benfica B venceu o Parede FC por 4-3. As águias chegaram ao 4-1 na segunda parte, mas o Parede reagiu e reduziu para a margem mínima. Já perto do fim, o Benfica evitou o empate com uma defesa decisiva de João Antunes pela 10ª falta dos visitantes.

Em Torres Vedras, a Física superou a Biblioteca IR por 5-4. Depois de um primeiro tempo favorável à BIR (2-3), Diogo Ruivo, Guilherme Maurício e Fabinho operaram a reviravolta, antes de David Costa reduzir no final.

O Sporting CP B mantém a liderança, com 13 pontos, seguido de perto pelo Candelária SC (12) e pela AACD/Remax Mosteiro (9).