Arrancou hoje, no Luso, a 1ª fase da Liga Europeia, com a estreia de FC Porto e Sporting CP a ganhar frente ao CE Noia e Reus Deportiu, respetivamente.

FC Porto e CE Noia foram os primeiros a entrar em rinque, com a equipa catalã a surpreender o FC Porto, marcando o primeiro golo passado um minuto e meio do início da partida, por Pol Manrubia. Ainda o FC Porto tentava reagir, o mesmo Manrubia volta a marcar três minutos depois, para o 0-2. Um CE Noia muito rápido e forte no contra-ataque obriga o FC Porto a jogar muito recuado e, aos 12 minutos, o CE Noia beneficia de um penalti, aumentando a vantagem, para 0-3.

Euroleague 2021 • @2021 Catarina Maria / FPP

 

É nessa altura que o FC Porto reage e responde logo de seguida, por Xavi Barroso, que reduz para 1-3 com um golo da meia distância e Di Benedeto ainda marca o 2-3, antes do intervalo. É ao FC Porto que pertence a primeira oportunidade de golo no início da 2ª parte, mas é o Noia que marca o 2-4 pelo mesmo Manrubia. É com um golo de penalti, convertido por Gonçalo Alves que reduz para 3-4, que começa a «remontada» do FC Porto que, até ao final do jogo, marca mais quatro golos, fixando o resultado final em 7-4 para a equipa portuguesa.

Para o treinador do FC Porto, Guillem Cabestany, as dificuldades encontradas não foram uma surpresa. «Sabíamos como joga o CE Noia, que o seu ponto forte era uma defesa muito fechada. É se calhar a equipa que melhor defende. Sabíamos que ia ser um jogo complicado. Apesar das dificuldades encontradas em rinque, Cabestany considera que o FC Porto foi a equipa «que soube gerir as situações, trabalhar e que pouco a pouco se foi sentido melhor em pista como equipa e individualmente. Conseguimos dar a volta ao resultado e no fim conseguimos fazer um jogo ao nosso gosto».

O segundo jogo do dia teve como protagonistas Sporting CP e Reus Deportiu Miró, com um início de partida em que a equipa espanhola tentava limitar o jogo dos leões, não permitindo grandes espaços nos primeiros minutos. No entanto, é o Sporting CP que inaugura o marcador por Toni Perez, dez minutos depois do início da partida, numa situação de power play. O golo obriga o Reus Deportiu a subir mais as linhas e a ter de deixar de sair apenas nas transições. Antes do intervalo, João Souto aumenta a vantagem para 2-0 numa transição de três para dois, havendo ainda espaço para mais dois golos: um para o Reus Deportiu que reduz através da marcação de um penalti e outro para o Sporting CP, com Ferrant Font a não falhar um livre direto, fixando o resultado em 3-1 na primeira parte.

Euroleague 2021 • @2021 Catarina Maria / FPP

A vantagem de dois golos conferiu uma certa tranquilidade ao Sporting CP na entrada para o segundo tempo. A equipa foi conseguindo anular a pressão do Reus Deportiu, mesmo quando este reduziu para 3-2 na sequência da 10ª falta cometida pelo Sporting CP. Os leões continuaram sempre a procurar o golo que surgiu através do stick de Nolito Romero, fazendo o quarto de livre direto e assistindo depois Telmo Pinto para o quinto golo. O Reus Deportiu ainda marcou o seu terceiro golo, fechando o resultado em 5-3.

Para Paulo Freitas, treinador do Sporting CP, o Sporting foi «uma equipa melhor numa fase inicial da partida e, se calhar, no cômputo da primeira parte, acabámos por ser melhores. Mais posse de bola durante o jogo e isso depois entrou um bocadinho naquilo que era a nossa expectativa em relativamente à equipa do Reus Deportiu: uma equipa mais a jogar precisamente no erro do Sporting CP, uma equipa a jogar na transição, uma equipa paciente no seu processo ofensivo mas, mesmo assim, aquilo que tínhamos de fazer relativamente às ações mais complicadas do Reus Deportiu, fizemo-lo bem». Na opinião de Paulo Freitas, «no cômputo geral acho que a vitória assenta bem à nossa equipa por aquilo que acabou por fazer ao longo dos 50 minutos».

O dia terminou com o jogo entre FC Barcelona e HC Deportivo Liceo que empataram a dois golos, num jogo riquíssimo no que diz respeito à intensidade. O chamado «grupo da morte» teve a sua estreia num jogo cheio de velocidade e ritmo, onde a vontade de ganhar esteve bem patente nas duas equipas espanholas.

Euroleague 2021 • @2021 Catarina Maria / FPP

O FC Barcelona entrou melhor na partida procurando desde logo o golo mas o Deportivo Liceo não facilitou e foi mesmo o primeiro a marcar pelo capitão David Torres, aos seis minutos. Mas o FC Barcelona operou a reviravolta no marcador com um espetacular golo de Ignacio Alabart seguido de outro por Pau Bargalló, indo para o intervalo a vencer por 2-1.  Na segunda parte, houve um livre direto falhado para cada lado e foi Cesar Carballeira que marcou um penalti empatando a partida e estabelecendo o resultado final.

Amanhã, mais três jogos, com o OC Barcelos, UD Oliveirense e SL Benfica a fazerem a sua estreia frente ao CE Noia, Reus Deportiu e Deportivo Liceu, respetivamente. Pode acompanhar todos os jogos em https://europe.worldskate.tv e nos canais portugueses dos respetivos clubes (Sporting TV, Porto Canal, Benfica TV, OCB TV e Azeméis TV).


0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Toor

Patrocinadores Oficiais do Hóquei em Patins