Começa amanhã a Final 4 da Liga Europeia, numa edição inédita, disputada exclusivamente por equipas portuguesas.

Falámos com os jovens internacionais portugueses, Xano Edo e Diogo Barata, Campeões da Europa (sub-17) e medalha de bronze (sub-19) nos últimos World Roller Games, para perceber o que esperam desta Final 4.

Xano Edo • WRG 2019 • ©2021 Catarina Maria / FPP

Para Alejandro “XanoEdo, Campeão da Europa de sub-17 em 2015 e 2017, esta vai ser uma Final-4 «muito emocionante pelo facto de estarem quatro equipas portuguesas» o que «demonstra a qualidade que há em Portugal e a razão por ser considerado o melhor campeonato do mundo». Para o jovem jogador «vão ser jogos muito bons, muito emocionantes, onde a pressão e a qualidade vão estar no seu top e vai ser um show tanto para qualquer jogador como para quem vai ver desde casa». «Penso também que não há equipa favorita, qualquer equipa pode ser campeã. Têm a qualidade e os jogadores suficientes para ser campeões da Europa. Estou ansioso para ver o espetáculo e ver o que vai sair daqui», confessa.

Diogo Barata • WRG 2019 • ©2021 Catarina Maria / FPP

Diogo Barata, Campeão da Europa em 2017, espera «um grande equilíbrio por parte das quatro equipas». Para o jogador «é de louvar o facto de termos quatro equipas portuguesas à conquista da competição, a meu ver a mais importante a nível de clubes que existe no hóquei. Isto revela a enorme potencialidade que existe no nosso campeonato. Muito diziam que o nosso campeonato é o melhor do mundo, esta é mais uma prova disso mesmo».

Para Diogo, um fator importante para a qualificação destas quatro equipas «foi sem dúvida a preparação e a organização defensiva que existe no nosso campeonato». O atleta espera um grande equilíbrio pois «hoje em dia as equipas já se conhecem muito bem, os próprios jogadores conhecem-se muito bem individualmente, porque também já se defrontaram várias vezes. Um fator que será também muito importante serão as bolas paradas porque na atualidade elas acabam por decidir várias vezes os jogos, mas qualquer equipa tem executantes de enorme qualidade para decidir».

Segundo Diogo «são todos candidatos ao título, não consigo prever um campeão. Só espero que seja um grande espetáculo de hóquei e que os adeptos se divirtam e que seja o melhor para o hóquei».

Meias-finais Liga Europeia

FC Porto x UD Oliveirense • 15-05-2021 • 17h | RTP1

SL Benfica x Sporting CP • 15-05-2021 • 21h | RTP1

A final realiza-se no domingo, às 17:30h, também com transmissão na RTP1.


0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Toor

Patrocinadores Oficiais do Hóquei em Patins