O Sporting CP venceu hoje, no Luso, frente ao FC Porto, a final da Liga Europeia de Hóquei em Patins, tornando-se a única equipa portuguesa bicampeã da Europa.

O FC Porto entrou decidido na partida, inaugurando o marcador logo aos quatro minutos de jogo por Rafa. Um minuto depois, Matías Platero comete falta para azul e Gonçalo Alves não desperdiça a marcação do livre direto, fazendo o 2-0. Antes do intervalo, Platero desvia para a baliza um remate potente de Romero, fixando em 2-1 o resultado para o descanso.

Euroliga 2021 • FC Porto 3 x 4 Sporting CP • @2021 Catarina Maria / FPP

Na segunda parte, o Sporting CP desperdiçou por duas vezes a possibilidade de empatar, com Verona a rematar ao lado na marcação do livre direto pela 10ª falta do FC Porto assim como Romero, na sequência de um cartão azul mostrado a Poka. É Toni Perez quem restabelece a igualdade, obrigando as equipas a prolongamento.

O mesmo Toni Perez marca o 2-3 e é Romero que faz o quarto golo do SCP, na marcação de novo livre direto, depois do cartão azul mostrado a Reinaldo García. Gonçalo Alves ainda reduz para 3-4, na transformação de um penalti, mas a vitória já não escapou ao Sporting CP, vencendo o título pela terceira vez, a segunda consecutiva.

No final do encontro, Pedro Gil não escondia alegria, salientado que «é em momentos como este que vale a pena todo o esforço e sofrimento de um ano». Para Ângelo Girão, este «era um ano importante para nós porque, no ano passado, a época acabou a meio. Não tínhamos feito a melhor época na Liga dos Campeões, mas tivemos «uma época anulada» a nível de Europeu. Continuamos com o título e estamos muito orgulhosos de termos sido a primeira equipa bicampeã da Europa».

Emocionado, Girão não quis deixar de dar os parabéns às equipas finalistas: «primeira Final-4 100% portuguesa é sinal que o hóquei em Portugal está muito bem. Parabéns às quatro equipas, parabéns à UD Oliveirense e ao SL Benfica que ontem foram os dignos vencidos, hoje o FC Porto. Podia ter caído para qualquer uma das quatro equipas. Tenho tido a sorte de estar inserido neste grupo de trabalho, tenho sorte de poder trabalhar com esta gente que adora o hóquei e que me protege muito e estou muito contente por ter ganho».

Quanto a Paulo Freitas, as primeiras palavras do treinador leonino foram para todo o staff, referindo que «é muito usual começar por falar nos jogadores e dizer que os jogadores foram fantásticos. Isso foi evidente. Toda a gente viu. Apetece-me falar agora daquilo que nunca ninguém viu e dizer-vos que toda a estrutura fez um trabalho fantástico desde ontem à noite. Primeiro apetece-me falar deles e dizer-lhes muito obrigado pelo trabalho que fizeram e por terem posto esta gente disponível para hoje e foi aquilo que nós determinámos: nos hoje íamos deixar tudo aquilo que tínhamos lá dentro, nós hoje íamos morrer lá dentro para conquistar novamente esta taça. Para além deles, obviamente, a equipa que trabalha comigo em termos técnicos.

Euroliga 2021 • Sporting CP | Campeão Europeu • @2021 Catarina Maria / FPP

Em relação aos jogadores, Paulo Freitas salientou que «reagiram à adversidade como nunca. Já ontem o fizeram e nós tínhamos determinado que seria tremendamente importante reagir às adversidades e, portanto, isto que aqui está é fruto também muito do trabalho que eles desenvolvem». «A recetividade dos jogadores, o empenho, a alma, a crença, a superação, a ambição e a coragem, foram determinantes para, neste momento, podermos dizer que o Sporting Clube de Portugal é a primeira equipa portuguesa a ser bicampeã europeia de hóquei em patins. É um orgulho enorme».

Por seu turno, o treinador portista, Guillem Cabestany, explicou que «sentimos que tínhamos a vitória muito perto e que não estávamos a ser inferiores ao Sporting. Pelo contrário, a equipa sentia, em muitos momentos, que era superior e que podíamos perfeitamente vencer este jogo. Eles têm um estilo particular e são muito bons no seu estilo». Para o treinador portista, «nos momentos importantes desta competição, não tivemos sorte. Uma vez mais acho que houve decisões muito difíceis de tomar e também houve decisões da arbitragem que não nos ajudaram nada. E quando jogas este tipo de jogos tão igualados, tão importantes e com tanta tensão, um pequeno pormenor faz a diferença». Na sua opinião «também tivemos alguns momentos em que cometemos erros táticos mas, em nenhum caso, posso culpar esta equipa de jogadores, um plantel espetacular», acrescenta.

Fotos do jogo aqui!

Toor

Patrocinadores Oficiais do Hóquei em Patins